Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Estado

Estado autoriza prova de calçados e acessórios e retorno de cursos livres

Medidas devem ser acompanhadas das recomendações de higiene.

Por Luan de Bortoli
28/05/2020 às 06h19 | Atualizada em 28/05/2020 - 08h23


O comércio catarinense obteve a liberação para que clientes possam provar calçados e acessórios no momento da compra. A informação é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), e foi anunciada nesta semana. A prática estava proibida em razão da pandemia da Covid-19 de acordo com o último decreto vigente. 

A entidade protocolou pedido junto ao governo estadual, que decidiu alterar o inciso I do artigo 8º da Portaria SES nº 257 de 21 de abril de 2020. Segundo a entidade, a atividade pode acontecer mediante algumas regras de segurança sanitária. A prova de peças de roupas continua proibida. 

A liberação, no entanto, tem algumas regras estabelecidas. Os calçados devem ser protegidos por plástico filme - e, após o cliente experimentar a peça, a proteção deve ser trocada ou higienizada. Essa determinação também vale para a prova de acessórios e bijuterias, que devem ser devidamente limpos após contato com consumidores.

Uma outra liberação que ocorreu em Santa Catarina é quanto aos cursos livres. O governo do Estado publicou uma portaria autorizando a retomada das atividades presenciais para esta modalidade, que são aqueles não regulados pela Secretaria Estadual da Educação. Cursos como manicure, idiomas e segurança são alguns dos exemplos.

Estas atividades presenciais estão liberadas para pessoas com mais de 14 anos e é obrigatório seguir todas as medidas de higiene e distanciamento. A medida, no entanto, não vale para as demais atividades de ensino. As aulas das escolas das redes pública e previda, além de creches, pré-vestibulares e ensino superior continuam proibidas. 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM