Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Geral

Retomadas na manhã desta segunda atividades na JBS de Ipumirim

O primeiro momento deve ser de adaptação e ajustes necessários da volta ao trabalho.

Por Luan de Bortoli
01/06/2020 às 08h04 | Atualizada em 01/06/2020 - 18h26


O prefeito de Ipumirim, Volnei Schmidt, confirmou à reportagem da emissora que as atividades da JBS do município retornaram nas primeiras horas desta segunda-feira, dia 1º de junho. A retomada ocorre após dias de muita apreensão e uma intensa mobilização de autoridades e prefeitos para que a suspensão chegasse ao fim. O primeiro momento deve ser de adaptação e ajustes necessários da volta ao trabalho. 

A agroindústria estava paralisada desde o dia 18 de maio por recomendações da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério Público do Trabalho (MPT) e obteve o direito através da Justiça. O anúncio do retorno ocorreu ainda no último sábado. A ministra da agricultura, Tereza Cristina, inforrmou que a medida foi tomada após tratativas com a empresa e um decreto de concordância foi assinado.

Dentre os itens de concordância está o distanciamento para atividades na linha de produção, testagem de grupos específicos para a Covid 19 e uso de máscara mais apropriada. Havia grande apreensão, até então, pelo fato de que a partis desta segunda milhares de aves poderiam ser mortas, além de demais consequências aos funcionários e economia do município.

"A gente está muito feliz com a mobilização das autoridades, funcionários, avicultores. Agradecer a ministra Tereza Cristina. A gente teve uma conversa onde ela explicou a situação. Hoje ela vai lançar uma portaria que regulamenta a atividade para todos os frigoríficos do Brasil. Sexta-feira a empresa já não alojou mais. O abate sanitário iria gerar uma preocupação muito grande", disse o prefeito à emissora.






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM