Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Geral

​Qualidade do Laboratório do Leite UnC Concórdia é reconhecida pelo INMETRO

Os auditores do INMETRO atestaram a qualidade técnica da estrutura.

Por Luan de Bortoli
29/07/2020 às 06h21 | Atualizada em 30/07/2020 - 07h56


O Laboratório passou por auditoria do órgão fiscalizador no mês de março e obteve a renovação do selo de Acreditação/Certificação do INMETRO. A Gerente da Qualidade e Responsável Técnica do Laboratório, Franciele Rampazzo Vancin, explica que nas auditorias são avaliadas as questões relacionadas à gestão da qualidade, envolvendo a parte técnica, administrativa e gerencial.

O Laboratório Estadual da Qualidade do Leite atua na prestação de serviço para as agroindústrias lácteas sob Serviço de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE) e Municipal (SIM); bem como também às agroindústrias ligadas aos Sistemas de Inspeção (SISBI/SUASA). O trabalho desenvolvido no laboratório é essencial, já que a indústria depende dos serviços laboratoriais para a captação do leite dos produtores rurais. Além disso, é realizado o monitoramento da qualidade do leite no transporte das propriedades até à indústria, bem como o monitoramento da qualidade da matéria prima durante sua permanência na indústria pelo tempo que anteceder o seu beneficiamento. “Os ensaios realizados pelo laboratório também ressaltam sua importância junto aos laticínios nos programas de pagamento por qualidade, onde a partir destes dados é atribuída à remuneração do produtor um valor adicional quando o leite produzido apresenta-se dentro dos parâmetros de qualidade”, destaca Franciele Rampazzo Vancin.

A certificação é uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para que os laboratórios da Rede Brasileira de Controle da Qualidade do Leite – RBQL mantenham suas atividades de prestação de serviço oficial no controle da qualidade do leite.

ÚNICO NO ESTADO

A Reitora Solange Sprandel da Silva destaca que o Laboratório do Leite da UnC é o único no Estado de Santa Catarina credenciado pelo MAPA, acreditado pelo INMETRO e integrante da RBQL. “O nosso Laboratório realiza um trabalho fundamental, pois garante a qualidade do leite que chega à mesa de milhares de famílias diariamente. 

Fonte: UNC





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM