Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Coronavírus

HSF é beneficiado em repasse de medicamentos para covid-19

Itens serão usados para intubação de pacientes com a doença.

Por Luan de Bortoli
07/08/2020 às 06h17 | Atualizada em 07/08/2020 - 18h46


O Governo de Santa Catarina distribuiu nesta quinta-feira, dia 6, um lote com medicamentos do chamado “kit intubação” para 39 unidades hospitalares do estado. A distribuição, que atende a unidades filantrópicas e também a administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi definida de acordo com os estoques apresentados pelos hospitais na última terça-feira, 4.

O material recebido do Ministério da Saúde irá garantir o atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Entre estas quase 40 unidades hospitalares de Santa Catarina está o Hospital São Francisco, de Concórdia, conforme consta em documento da Secretaria de Saúde. A instituição aparece na lista como uma das beneficiadas com o kit e recebeu 70 unidades do medicamento Cetamina.

A distribuição desta semana garante estoque suficiente para pelo menos 10 dias de consumo, segundo os números apresentados pelos próprios hospitais. Semanalmente, os hospitais com leitos UTI-Covid no estado informam, por meio de formulário eletrônico, o saldo de estoque e previsão de consumo mensal de sua unidade.

Os dados são compilados pela Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF) e encaminhados ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS. Eles servem de base para o Ministério da Saúde calcular o quantitativo de medicamentos a ser enviado ao estado para distribuição. “Santa Catarina está oficializando o Ministério da Saúde e, com base nas informações de nossas unidades, solicitando a provisão de estoques de medicamentos”, destaca o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

“É importante reforçar que ações de distanciamento social e de higiene podem frear o ritmo de contágio, permitindo que não utilizemos todas os leitos de UTI disponíveis. A população precisa compreender e colaborar nesse sentido. É um momento em que nos afastamos de quem gostamos ou dos momentos de lazer, mas esse distanciamento é que pode fazer a diferença”, acrescenta Motta Ribeiro.

Fonte: Governo de SC





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM