Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Coronavírus

Covid: Força-tarefa de fiscalização intensa tem resultado positivo e deverá continuar

Equipe constatou que a maioria das pessoas tem cumprido medidas, mas identificou irregularidades.

Por Luan de Bortoli
11/08/2020 às 06h19 | Atualizada em 11/08/2020 - 16h28


A força-tarefa mais intensa, que une a Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Polícias Militar e Civil, além de Bombeiros Militares e Voluntários, teve início na última sexta-feira, dia 07, em Concórdia. E os primeiros dias de trabalho, que compreendem principalmente o fim de semana, foram de avaliação positiva pela equipe que coordena ação.

O objetivo da força-tarefa é intensificar a fiscalização quanto ao cumprimento das medidas restritivas de enfrentamento ao coronavírus, principalmente o uso obrigatório de máscara, além de reforçar sobre a proibição do uso dos espaços públicos como parques e praças, pois o decreto continua vigente. 

O trabalho dos membros de órgãos fiscalizatórios que participam da força-tarefa, tem sido orientar as pessoas que estão sem máscara e até mesmo aquelas que não estão utilizando de forma correta. A máscara deve cobrir nariz e boca e precisa ser usada o tempo todo em que se está fora de casa.

Foram feitas 250 abordagens, lavradas 15 notificações preliminares e abertos cinco processos administrativos. Na avaliação da Polícia Civil, os números foram surpreendentes. “Uma vez que estamos trabalhando desde março com conscientização, não deveria ter tantas notificações”, observa o delegado Marcelo Nogueira. Para os bombeiros militares a integração entre as equipes foi um dos destaques. 

De acordo com o engenheiro sanitarista responsável pela Vigilância Sanitária, Alan Borsuk, a ação apresentou bons resultados. "O panorama geral foi muito positivo. A gente percebe que a maioria dos estabelecimentos e pessoas está cumprindo as medidas. Tivemos também situações que foram lavradas notificações ou aberturas de processo administrativos. A nossa intenção é continuar essa fiscalizações, pois teve um resultado muito positivo".

A preocupação aumenta principalmente porque nos últimos dias fez calor no município, o que pode fazer com que mais pessoas circulem pelos locais públicos do município.O cuidado deve ser reforçado, as aglomerações continuam proibidas e devem ser denunciadas ligando para o 190.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM