Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Geral

Estiagem: Prefeitura já leva mais de 200 mil litros de água por dia ao interior de Concórdia

A média é de 15 a 20 cargas por dia, conforme prefeitura.

Por Luan de Bortoli
16/10/2020 às 06h13 | Atualizada em 16/10/2020 - 17h15


Um dos principais indicadores de estiagem, o transporte de cargas de água ao interior do município voltou a ocorrer em Concórdia. Conforme Miro Toldo, da secretaria de urbanismo e da Defesa Civil, a administração municipal já realiza uma média de 15 a 20 entregas de água por dia em função da nova fase de estiagem que atinge a região.

Toldo diz que os pedidos têm aumentado com frequência diariamente. Já são cerca de 200 mil litros de água por dia entregues a cerca de 15 comunidades, uma média parecida com a seca do início do ano. Planalto, Cachimbo, Linha São Paulo e Presidente Kennedy são algumas das localidades que têm recebido a ajuda. A água tem sido tanto para consumo animal, quanto para humano.

Este quadro é reflexo da estiagem que volta a região. Como a reportagem da emissora vem informado, a quantidade de chuva é muito baixa em Concórdia desde setembro. O volume de chuva no mês anterior foi o segundo pior do ano, e a perspectiva para outubro é de um quadro parecido ou pior. O abastecimento de água, porém, até o momento, não preocupa. Mas a orientação da Casan é pelo uso consciente para evitar futuro racionamento.

Conforme o boletim hidrológico da Epagri/Ciram, órgão estadual que faz acompanhamento meteorológico, nesta quinta-feira, dia 15, eram quatro pontos que preocupavam quanto ao nível dos rios. Dois estavam em emergência, pior quadro do boletim: a Foz do Rio Claudino, na Rua Osvaldo Zandavalli, e o Montante da Barragem, em São Cristóvão. Outros dois locais estavam em alerta.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM