Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Estado

Previsão de temporal entre sábado e domingo no Estado

Instabilidade termodinâmica para o meio oeste.

Por Marcos Feijó
24/10/2020 às 15h31


Sábado e Domingo (24 e 25/10): Final de semana quente e abafado com sol e variação de nebulosidade. Durante a tarde e noite, o calor aliado à alta taxa de umidade relativa do ar proporcionam a formação de núcleos convectivos de instabilidades provocando pancadas de chuva com raios em pontos mal distribuídos de SC, com destaque para o Oeste, Meio Oeste, Serra e Litoral Sul (instabilidade termodinâmica). Risco de temporal (chuva forte, granizo e ventania) com destaque para o Oeste. Entre e Grande Florianópolis ao Norte do estado, mais nuvens pela manhã com garoa isolada seguido de sol e variação de nuvens com chuvas mal distribuídas a tarde e noite.

MAIOR ATENÇÃO!

Segunda-feira (26/10): O ingresso de uma frente fria associada o fluxo de ar quente e úmido transportado da Floresta Amazônica e uma intensa perturbação de ondas curtas na média atmosfera (instabilidade baroclinica), são os ingredientes fundamentais para a formação de núcleos convectivos e linhas de instabilidades (pancadas de chuva com raios com granizo) ao longo de SC.

Alto risco de tempestades (chuva forte, granizo intenso, raios e vendavais acima dos 70/90 km/h) em todas as regiões com destaque para os setores do Oeste e Meio Oeste. Transtornos pontuais não podem ser descartados.

Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho

Fonte: CLIMATERRA





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM