Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Educação

Matrículas: escolas da rede estadual de Concórdia terão sorteio de vagas

Inscrições neste ano serão feitas de forma virtual.

Por Luan de Bortoli
21/01/2021 às 06h12 | Atualizada em 21/01/2021 - 07h46


O processo de matrículas para os alunos da rede estadual de ensino de Santa Catarina sofreu mudanças enter 2020 e 2021 por conta da pandemia do coronavírus. Diante disso, a obtenção de vaga nas escolas mudou da forma presencial para formato online. Estão contempladas as modalidades de ensino fundamental, médio, magistério e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para os alunos que cursaram o ensino regular à distância no ano passado e, após Conselho de Classe nos educandários feito no mês de dezembro, foram aprovados, a rematricula foi automática, sem necessidade de garantir a nova vaga para 2021. A documentação destes estudantes deverá ser entregue nas escolas ao longo do ano letivo, conforme a Secretaria de Estado da Educação.

Para os novos alunos, porém, o processo vai ocorrer através da internet. Conforme a supervisora da Coordenadoria Regional de Educação de Concórdia, Keila Sabadin Presotto, na regional de Concórdia, duas escolas terão, além da matrícula virtual, o sorteio de vagas por conta da alta demanda de alunos. Este processo vai ocorrer na próxima semana.

“As escolas E.E.B. Vidal e E.E.B. Deodoro vão ter as matrículas de forma online através do matriculaonline.sed.sc.gov.br entre os dias 25 e 26 de janeiro. No dia 27 de janeiro, já teremos neste mesmo site as inscrições homologadas. E logo depois, entre os dias 29 e 1/02, a entrega dos documentos, aí isso é presencial nas escolas”, explica ela.

Para as demais escolas de Concórdia e também da região, a matrícula também é online, mas sem sorteio. Isso vai ocorrer entre os dias 3 e 4 de fevereiro, entre 09h e 23h59. A reserva de vaga é realizada conforme a ordem de acesso e finalização de matrícula. Os documentos dos alunos matriculados deverá ser entregue nas escolas entre os dias 3 e 5 de fevereiro, conforme Keila.

Ela ainda lembra que a inscrição deve obedecer o critério de zoneamento. Ou seja, é necessário que o aluno seja inscrito na escola mais próxima da residência ou do trabalho do responsável. O processo de matrícula ocorre pelo menos site já citado pela supervisora.

Os documentos necessários

- Certidão de nascimento e/ou carteira de identidade;

- Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula);

- Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o(a) estudante está frequentando em 2020;

- Comprovante de residência, atualizado (até três meses anteriores à matrícula);

- Uma foto 3x4;

- Carteira de Vacinação.


Caso o responsável deixe de apresentar os documentos até o dia 05/02/2021, haverá reabertura das vagas não preenchidas para novos estudantes. Para receber os documentos entregues, todas as escolas da rede estadual seguirão os protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano de Contingência Escolar (PlanCon-EDU), como o uso de equipamentos de proteção individual, álcool gel e manutenção da limpeza dos ambientes escolares. A matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental só será aceita pelos estudantes que completam seis anos de idade até 31/03/2021

Retorno

Conforme o cronograma divulgado pela Secretaria de Educação, os estudantes da rede estadual de ensino começarão as atividades em 18 de fevereiro, enquanto o encerramento está previsto para 17 de dezembro. Os professores retornam às escolas no início de fevereiro, entre os dias 03 e 12. Este período, a chamada semana pedagógica, tem como objetivo assegurar o planejamento docente coletivo da continuidade curricular entre 2020 e 2021.

O planejamento da rede estadual é iniciar o ano letivo com aulas presenciais e alternância dos grupos que frequentam a escola para contemplar todos os estudantes da rede estadual e manter o distanciamento social, evitando o contágio de Covid-19. Dessa forma, a organização das atividades escolares será dividida em dois momentos: o “Tempo Escola” e o “Tempo Casa”, de forma intercalada semanalmente.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM