Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Economia

Geração de empregos: Concórdia tem segundo pior dezembro dos últimos cinco anos

Dezembro tem histórico de mais demissões do que contratações.

Por Luan de Bortoli
01/02/2021 às 06h40 | Atualizada em 02/02/2021 - 11h24


Confirmando o histórico de números negativos, dezembro de 2020 não fugiu da regra e fechou com mais demissões do que contratações no que diz respeito à geração de empregos em Concórdia. Conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta quinta-feira, dia 28, o saldo negativo foi de 612 vagas fechadas.

Este resultado ruim é a diferença entre 1.011 contratações e 1.623 desligamentos – que pode ser demissão ou mudança de cidade. Conforme levantamento realizado pela reportagem da emissora, este é o segundo pior dezembro dos últimos cinco anos, perdendo apenas para dezembro de 2019. No entanto, todos os últimos meses dos anos anteriores fecharam com saldo negativo.

Dezembro também fechou como o pior mês em geração de empregos de todo o ano passado. Superou, inclusive, meses como abril e maio, no auge da crise causada pela pandemia do coronavírus. Todos os setores econômicos fecharam com resultado negativo em dezembro, ou seja, todos tiveram mais demissões do que contratação, com destaque para Serviços, com o pior desempenho.

Em nível nacional, a situação é parecida. Dezembro de 2020 teve fechamento de vagas. Foram fechadas 67.906 vagas formais, resultado melhor, porém, do que em 2019. Em Santa Catarina, este cenário se repete. Os números também são negativos. O estado teve um saldo negativo de 11.677.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM