O resultado coroa mais de seis décadas de dedicação da família Sopelsa à pecuária catarinense e brasileira. Fundada na década de 1960 pelo patriarca Faustino Sopelsa, a Cabanha Diamantina nasceu na Granja São Judas, em Concórdia, e foi batizada em homenagem à matriarca da família. Desde então, tornou-se referência nacional em genética suína, gado Jersey e ovinos, acumulando prêmios nas principais exposições do Sul do país entre elas, a Expointer, no Rio Grande do Sul, onde já conquistou o título de Grande Campeã Fêmea Texel.
Instalada em Irani, no coração do Contestado, a propriedade é conduzida com dedicação permanente por Victor e Moacir Sopelsa, que ao longo dos anos mantêm vivo o legado do pai, investindo em tecnologia, genética e sustentabilidade.
Agora, depois de uma longa trajetória política que incluiu os cargos de vereador, secretário da Agricultura e prefeito de Concórdia, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, governador interino do Estado e duas vezes secretário da Agricultura de Santa Catarina , Moacir Sopelsa tem uma dedicação ainda mais intensa ao trabalho da cabanha, somando-se de forma mais próxima à rotina conduzida pelo irmão.
O trabalho na agricultura sempre fez parte da nossa vida. Ver o nome da Diamantina entre os grandes campeões da EFAPI é motivo de orgulho para toda a família e para a nossa região. -, destacou Moacir Sopelsa.
Com mais de 60 anos de história, a Cabanha Diamantina segue como símbolo da pecuária de excelência de Santa Catarina, representando o talento, o esforço e a visão empreendedora da família Sopelsa uma trajetória marcada por trabalho, ética e resultados que ultrapassam fronteiras e gerações.
A vitória na EFAPI do Brasil 2025 reafirma esse legado e mostra que a dedicação da família Sopelsa à agricultura e ao campo permanece tão forte quanto sua contribuição à vida pública catarinense.
















