OPINIÃO


LUAN DE BORTOLI




Concórdia é uma das melhores cidades para se viver?


Pesquisa da Revista IstoÉ diz que sim.

Adicionado em 01/07/2022 às 13:47:08

Abro a coluna de hoje com esta pergunta que está no título de minha coluna de hoje: Concórdia é uma das melhores cidades para se viver no Brasil atualmente? O que você acha? Na minha visão, é, sim. Uma pesquisa da Revista Isto É mostra que o município está em 22º entre as melhores cidades de médio porte. 

É claro que o município tem problemas. Mas quem é que não tem? Sempre algo não está a contento, seja na saúde, segurança, lazer, no lado profissional ou qualquer outro que seja. Mas faço um convite para deixar estes problemas de lado, já que eles são inerentes a todas as outras cidades e muitas vezes têm mais foco do que os benefícios.

A qualidade de vista em Concórdia é bastante clara. Há investimentos públicos de forma considerável sempre visando o bem-estar da população. Citemos, por exemplo, a Rua Coberta e o Calçadão, empreendimentos tão criticados quando seus respectivos governos realizaram as obras, mas que se provaram, de formas varias, bem úteis. Poucas cidades têm estruturas assim à disposição da população.

Por mais que a violência seja um dos maiores problemas do país, destaca-se que em Concórdia, apesar de crescente, este aspecto ainda não chega a patamares assustadores. A sensação de segurança em andar pelas ruas do município em nada se compara com a sensação em outras cidades. 

Guardadas as devidas proporções, temos um acesso até que facilitado à saúde - exemplar durante a pandemia e durante a epidemia de dengue, quem precisou do serviço, sabe. E o que falar da geração de empregos? Há inúmeras vagas sempre disponíveis e as contratações são frequentes. 

O município tem bons mercados, boas lojas, enfim, uma boa estrutura comercial. E o melhor, com um acesso facilitado, não distante, na mão da população. Sem deixar de citar o lazer (além da Rua Coberta e do Calçadão. O Parque de Exposições é mais um bom exemplo disso - e quem sabe, vem aí algo ainda maior na estrutura do Sesi. 

São vários outros fatores, mas não quero me alongar aqui. Friso ainda, para encerrar, o que ouço de pessoas que vêm de fora - seja para morar, seja para passear. Quem vem, se encanta por tudo isso que já citei e inúmeras outras qualidades. Às vezes, não valorizamos o que temos, mas ouvindo estas pessoas, passamos a perceber.

Não se trata aqui de um elogio a partidos políticos ou governantes. É preciso destacar que todos os governos trabalharam para que o município pudesse chegar  no atual patamar. É mérito de governantes, mas também da população. Uma população que é calorosa e também batalha para chegar a este ponto.

Goste ou não da cidade, tendo problemas ou não, Concórdia é uma das melhores cidades para se viver e conquista este título por merecimento. Até porque, se formos analisar os problemas, ruim por ruim, tem cidades com muito mais dificuldades que Concórdia.

Foto: Miro Toldo



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR





VEJA TAMBÉM