Rádio Rural

OPINIÃO

LUCAS VILLIGER




​Você já arrumou seu quarto hoje?

Muitos cobram mudanças para tornar o mundo um lugar melhor, mas será que fazemos nossa parte para isso?
Adicionado em 20/01/2022 às 08:48:57

Um mundo em constante mudança. Vivemos em tempos onde a frase “tornar o mundo melhor” vem sendo usada com frequência. Para mudar o mundo, os jovens têm a difícil tarefa de colocar a cabeça no lugar para amadurecer e liderar no futuro. Muitos desses jovens, principalmente da última geração emplacam uma grande lista de mudanças para corrigir o que há de errado na sociedade para podermos caminhar da maneira certa.

Porém, será que eles estão preparados para isso?

Comentaremos o assunto de hoje partindo da premissa do psicólogo Jordan Peterson, onde diz que o começo de toda mudança está em casa, mais especificamente no seu ambiente mais intimo, o seu quarto. Quando vemos uma pessoa ditando “mudanças” para tornar a sociedade melhor, devemos nos perguntar se a casa dessa pessoa está em ordem. Essa simples ação de manter seu quarto organizado vale mais do que qualquer discurso.

Quando você começa a manter seu quarto em ordem você deu seu primeiro passo para torna-se uma pessoa melhor, para posteriormente poder influenciar os demais, como diz Peterson: “Quando você arruma o seu quarto você começa a organizar sua paisagem, programar o seu tempo e tomar controle sobre você mesmo”.

Há um grande dilema nesse cenário, pois vivemos na melhor época da humanidade e curiosamente os jovens estão cada vez mais sensíveis, com uma lista de reclamações sobre o cotidiano e crises existenciais. Mas será que a vida é tão ruim hoje em dia a ponto de existir tantas reclamações? 

Nos dias de hoje, uma a cada dez pessoas vive abaixo da linha da pobreza, em 1820 nove a cada dez pessoas viviam nesta situação. Dinheiro não é tudo, porém ele te proporciona qualidade de vida. Provavelmente, na atualidade, uma pessoa de classe baixa vive melhor e vive mais do que um magnata há 200 anos. Tendo mais alimento, mais saúde e mais oportunidades, com certeza temos mais condições de sermos felizes, pois a base já está montada.

Porém, essa base pode ser destruída novamente. Os jovens têm a difícil tarefa de não deixar isso acontecer, mas eles podem estar cegos diante da realidade. São pessoas que nasceram com tudo e não sabem o que é não ter nada. O valor das pequenas coisas está se apagando, um simples banho quente é uma dádiva perto dos desafios que nossos próprios avós tiveram que enfrentar. 

Um provérbio oriental relata bem essa situação. “Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”. Será que essa é a geração que irá criar tempos difíceis?

Está na mão desses jovens não deixar isso acontecer. Precisam acabar aos poucos com os erros da sociedade sem destruir o passado e as virtudes. Antes de tudo, precisam colocar a mente em ordem para serem pessoas fortes, pois é disso que a humanidade precisa. O sentimentalismo em excesso pode ser prejudicial, precisa ter um certo equilíbrio. 

O chamado para liderar e mudar o mundo é desafiador, por isso temos que começar essa tarefa dentro de nossas casas, como já dizia o ex-almirante da Marinha Americana William H. McHaven. “Se você quer mudar o mundo, comece arrumando sua cama. Se você arrumar sua cama toda manhã, você terá completado sua primeira tarefa do dia”. 

Com isso temos que refletir, mudar o mundo é muito difícil, porém mais difícil ainda é reconhecer nossos erros e mudá-los em nós. Encerro o artigo de hoje com um trecho da música Man in the Mirror, eternizada na voz de Michael Jackson. “Se você quer fazer do mundo um lugar melhor, olhe para você mesmo e faça uma mudança”.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM

12

Mai
Lucas Villiger

​A necessária evolução da prova do Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 abriram nesta semana e os estudantes de todo o Brasil já podem realizar suas inscrições com novidades nesta etapa. O valor da inscrição da edição deste ano é de R$ 85,00. Agora, os...

Leia mais

05

Mai
Lucas Villiger

​Uma nova maneira de transmitir futebol

Esqueça tudo que você já viu sobre transmissão de futebol, a Amazon Prime Video aposta em uma proposta diferenciada. O esporte está se reinventando, das transmissões somente pelo rádio, dos jogos exclusivos da TV aberta, dos pacotes de Pay Per View e...

Leia mais

28

Abr
Lucas Villiger

​Por que as crianças sofrem?

Por que as crianças sofrem? Essa pergunta foi escrita uma vez pelo filósofo russo Fiódor Dostoiévski em seu romance “Os Irmãos Karamazov” e também foi repetida tantas outras vezes na história da humanidade. Inclusive, uma criança indagou...

Leia mais

21

Abr
Lucas Villiger

A estrela mais brilhante de Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo foi cinco vezes eleito o melhor jogador do mundo e podemos afirmar com toda certeza que ele trocaria suas cinco Bolas de Ouro pela vida de seu bebê. Na segunda-feira, 18, o jogador do Manchester United comunicou a morte de um dos...

Leia mais

14

Abr
Lucas Villiger

A Semana Santa em nós

Para os católicos, a Semana Santa é a semana mais importante do ano, pois retrata os últimos dias de Jesus Cristo na Terra. Celebrada no mundo inteiro, essa semana está cada vez mais viva em Concórdia, através das programações especiais da Paróquia...

Leia mais