Rádio Rural

OPINIÃO

LUCAS VILLIGER




​Uma nova maneira de transmitir futebol

Tiago Leifert, Casimiro e Alê Xavier reinventam transmissão na Amazon Prime
Adicionado em 05/05/2022 às 08:55:08

Esqueça tudo que você já viu sobre transmissão de futebol, a Amazon Prime Video aposta em uma proposta diferenciada. O esporte está se reinventando, das transmissões somente pelo rádio, dos jogos exclusivos da TV aberta, dos pacotes de Pay Per View e agora chegamos ao mundo do streaming, que veio para ficar e fazer diferente, com o objetivo de atingir novos públicos.

Star Plus e HBO Max já fazem transmissões esportivas de ligas nacionais e internacionais, agora a Amazon Prime Video entrou para o time com transmissões de jogos da Copa do Brasil. No último fim de semana tivemos o jogo do Flamengo contra o Altos do Piauí, com grandes destaques que movimentaram o interesse da audiência, além de inúmeras novas assinaturas para a plataforma.

O jovem time da pequena cidade de Altos–PI, chegou na terceira fase da Copa do Brasil e animou todo o estado. O time do Flamengo, inclusive, reformou o gramado do estádio Albertão para o jogo de domingo, em forma de gratidão pelo carinho que a população nordestina tem pelo time rubro-negro. Uma festa completa no dia do jogo, com grande movimentação de torcedores. Aproveitando esse clima a Amazon apostou em um novo jeito de transmitir futebol.

Tiago Leifert, Casimiro e Alê Xavier foram os responsáveis para trazer esse novo estilo para o streaming, que passou longe da tradicional narração que você conhece. Uma verdadeira resenha, um bate papo leve, descontraído e cheio de humor, resumindo: um react ao vivo do jogo. A partida ainda contou com a participação da simpática repórter de campo local, Pâmella Maranhão, cedida pela TV Cidade Verde.

Tiago ganhou grande destaque apresentando o Big Brother Brasil e com a reformulação que fez no Globo Esporte, assim conduziu muito bem a diferente narração da partida. O youtuber e influenciador Casimiro, sempre divertido e cômico, alegrou a transmissão com seus comentários. E a bela e inteligente Alê Xavier, encantou os espectadores com suas declarações informativas e extrovertidas, afinal ela é repórter do Desimpedidos.

Nada contra o tradicional jeito de transmitir futebol, inclusive sou um grande entusiasta da narração brasileira, que contagia qualquer pessoa. Em comparação com a seca e morna narração europeia, os narradores e comentaristas brasileiros proporcionam um verdadeiro espetáculo. Inclusive, para os mais tradicionais, a Amazon disponibilizou uma transmissão com narração de Clayton Carvalho e comentários de Pedro Monteiro, do jeito que o espectador está acostumado.

Enfim, a Amazon foi ousada em apostar em uma reinvenção das transmissões, buscando atingir um novo público e abrilhantar as partidas de futebol. Todo “jogo chato” pode se transformar em um baita bate papo digno do Youtube brasileiro, porém com informação de qualidade incorporada nas brincadeiras e gozações dos apresentadores. Uma grande aposta para o esporte e quem ganha com isso somos nós, consumidores.

Porém, há quem não gostou e criticou com veemência a transmissão, mas isso é normal. Todos que tentam inovar e dar o primeiro passo com uma nova proposta é criticado, somente o tempo dirá se o estilo funciona ou não. Mas e você, o que achou da ousadia da Amazon? Achou interessante essa nova abordagem ou você prefere as transmissões tradicionais? Me conta nos comentários!





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM

30

Jun
Lucas Villiger

O Calçadão de Concórdia não precisa de trânsito

Começo meu artigo salientando que é uma Coluna de Opinião, ou seja, diferentes opiniões podem e devem surgir para o debate, sempre com respeito. Porém, vamos direto ao ponto, pois o objetivo é mostrar, através de imagens, as mudanças que estão...

Leia mais

23

Jun
Lucas Villiger

​Congresso: o freezer do Brasil

A população brasileira está apreensiva e preocupada com o rumo das eleições de 2022. Porém, seja A ou B que vença nos poderes executivos, se continuar o mesmo sistema movendo o Estado brasileiro, não haverá mudança, não haverá crescimento. As...

Leia mais

16

Jun
Lucas Villiger

​Não deixe as eleições afetarem seu círculo de amigos

“Espero que jamais chegue um tempo sombrio no qual as diferenças políticas se tornem pessoais” - G. K. Chesterton Abro mais um artigo com uma reflexão de Chesterton. O autor desta vez fez uma premonição do que aconteceria no futuro, do que já...

Leia mais

09

Jun
Lucas Villiger

​A cruz continua sangrando

Mais um massacre em um Igreja Católica. Desta vez, o palco do mar de sangue foi a Paróquia São Francisco Xavier, na cidade de Owo, na Nigéria. Segundo a agência Open Doors, o país africano está em sétimo lugar na lista de nações que mais perseguem os...

Leia mais

02

Jun
Lucas Villiger

​Microfone Aberto: o primeiro Podcast da Rádio Rural

No início dos anos 2000, seguindo o entusiasmo do público com o iPod, lançamento inovador da Apple, foi criado uma nova modalidade de programação, o Podcast. A criação atribuída ao ex-VJ da MTV Adam Curry, nada mais é que a mistura de...

Leia mais