OPINIÃO
PAULO GONÇALVES
Jornalista
Paulo Sérgio Gonçalves, radialista e jornalista. Formado em Letras Português/Inglês pela Unoesc/Joaçaba, Pós-graduado em Comunicação, Informação e Cultura pela UnC-Concórdia e formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UnC-Concórdia.
Eleições em SC: Jorginho Mello e João Rodrigues podem polarizar a disputa, mas esquerda também se articula
Confira os possíveis candidatos a governador.
Adicionado em 16/02/2026 às 20:54:56
Em 2026, tudo se encaminha para uma polarização entre dois candidatos de direita: Jorginho Mello (PL) e João Rodrigues (PSD). Ambos são do Oeste e ambos mantêm fortes ligações com o ex-presidente, Jair Bolsonaro.
O cenário político no estado ainda está em fase de definição. O governador Jorginho Mello já antecipou que seu candidato a vice será o prefeito de Joinville, Adriano Silva. Já pré-candidato, João Rodrigues, ainda não avançou nas tratativas para a escolha do vice. Entretanto, o prefeito de Chapecó poderá ter o apoio do MDB e até mesmo do União Progressista.
A esquerda também se prepara para ter candidato a governador, tendo como possibilidades os nomes de Gelson Merísio, Décio Lima e Carlito Mers. Com Décio Lima, o PT chegou ao segundo turno das últimas eleições. Já o deputado Marcos Vieira (PSDB) também colocou o nome à disposição como pré-candidato a governador. Afrânio Boppré (PSOL) e Marcelo Brigadeiro (Missão) completam a lista.
Se a preferência do eleitorado catarinense por candidatos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro persistir, há possibilidades reais de que dois nomes vinculados à direita polarizem a disputa, porém, a esquerda vem se articulando e pode surpreender. A eleição para governador já está movimentada nos bastidores. De acordo com as pesquisas, divulgadas até aqui, Jorginho Mello lidera as intenções de voto, mas, se houver mesmo o apoio do MDB e do União Progressista, a candidatura de João Rodrigues pode ganhar força.












