Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Região

Possível tornado deixa rastro de destruição em Joaçaba

Início da madrugada foi de muita chuva na cidade.

Por Luan de Bortoli
14/07/2015 às 07h54 | Atualizada em 14/07/2015 - 14h22

A noite de segunda-feira, 13 de julho, dificilmente sairá da memória dos moradores do bairro São Brás e do Jardim das Hortências na região da cidade alta de Joaçaba. Entre 11h30 e meia noite, em horário impreciso, as famílias foram surpreendidas por um forte vendaval. “Nós estávamos deitados e só escutamos um barulho de vento e em seguida as coisas se quebrando, foi de apavorar” contou o morador Rogério da Silveira, com lágrimas escorrendo dos olhos. 

O vento durou segundos, tempo suficiente para deixar um rastro de destruição pelo corredor onde passou. Pela destruição presume-se que ele entrou pelo bairro São Brás, passando pelo Centro Comunitário do Jardim das Hortências e saindo nos fundos da rua onde funciona a Igreja Assembleia de Deus. A Igreja teve parte do telhado arrancado e praticamente todas as janelas e portas quebradas. Um ponto de ônibus, segundo uma testemunha, passou por cima da Igreja, atingiu o telhado e caiu numa residência vizinha. Máquinas de lavar roupa, cadeiras e vários móveis ficaram esparramados pela área central do bairro. Até uma betoneira, pesando centenas de quilos, foi removida do lugar e arrastado vários metros.

Árvores gigantes quebraram no meio e atingiram residências e a rede de alta tensão, deixando os moradores sem energia. Apenas uma pessoa, que havia subido no telhado para colocar uma lona após o vento, ficou ferida. O homem caiu do telhado e teve que ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e SAMU. Equipes de apoio da Defesa Civil e dos Bombeiros passaram horas distribuindo lonas e ajudando os moradores atingidos.

Empresa Hisa – prejuízos milionários

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Sommer, os maiores estragos foram na empresa Hisa Weg no bairro São Brás. Um dos pavilhões ficou praticamente destruído. Cerca de 50 pessoas, do turno da noite, estavam no interior do pavilhão quando o vendaval começou. O vento arrancou o telhado e atingiu a estrutura com vigas gigantes sendo afetadas. Os prejuízos iniciais estimados podem ultrapassar dos R$ 10 milhões, segundo avaliação inicial do Corpo de Bombeiros, que acredita que o barracão atingido terá que ser reconstruído. Uma reunião de emergência será realizada nesta terça-feira e somente depois é que a direção da empresa deverá emitir uma nota oficial à imprensa. Comenta-se de que a fábrica deverá paralisar as atividades em razão do incidente. Apenas um trabalhador teve um corte na perna.

Tornado

Especialistas em meteorologia em Florianópolis deverão receber na manhã desta terça-feira as imagens para avaliar o que foi que atingiu Joaçaba na noite desta segunda-feira. Capitão Sommer, que percorreu a região afetada e que conversou com inúmeros moradores, acredita que as características são de um tornado. Tudo indica que ele entrou pelo bairro São Brás atingindo em cheio a empresa Hisa e em seguida seguiu rumo ao Jardim das Hortências. Mais de 40 casas e edificações foram danificadas.

Assista abaixo um vídeo com relato de moradores e uma entrevista com o capitão Sommer.

Fonte: Rádio Catarinense

Confira o vídeo:







SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM