Rádio Rural

NOTÍCIAS


Estiagem

Outubro de 2020 é o mais seco da história em Concórdia

Chuva foi 15 vezes menor do que a média.

Por Luan de Bortoli
04/11/2020 às 06h13 | Atualizada em 23/11/2020 - 08h13


Nunca choveu tão pouco em um mês de outubro em Concórdia como em 2020. Conforme os dados disponibilizados pela estação agrometeorológica da Embrapa Suínos e Aves, que faz o acompanhamento diário no município, o mês que acabou teve apenas 14 milímetros de chuva. Esses números comprovam a gravidade da estiagem que atinge a região.

O valor registrado é um recorde histórico. É o menor volume de chuva desde 1987, data em que começou a disponibilização dos dados meteorológicos da Embrapa. Pelo levantamento feito pela reportagem da emissora, é, portanto, o outubro mais seco em 34 anos. A média desse período é de 220 milímetros. Ou seja, choveu apenas 6% da média,15 vezes a menos do que se esperava para o período.

No ano passado, por exemplo, a precipitação do mesmo mês havia sido de 231 milímetros. Até então, o mais seco havia sido 2006, com 83 milímetros. Além disso, outubro de 2020 é o mais seco do ano, e é o que teve o menor volume de chuva desde julho de 2017, em 39 meses. Naquele mês, foram 13 milímetros. Em outubro, conforme a Embrapa, choveu em apenas cinco dias.

Com isso, ocorre um agravamento da estiagem. O nível dos rios está bem abaixo do normal, em situação de emergência conforme a Epagri/Ciram. O abastecimento de água ainda não foi comprometido, mas já há problemas na captação, conforme a Casan. Um racionamento é previsto para as próximas semanas. No campo, há problemas para o consumo de animais e humanos, além de dificuldade no plantio e alimentação da criação.

E para novembro, a situação não deve ser melhor do que em outubro. Conforme a previsão do tempo da Epagri/Ciram, o mês que está começando deverá ter chuva bastante irregular e ainda bem abaixo do normal esperado para o período, o que deve influenciar na continuidade da estiagem. Dezembro também deverá ter uma chuva abaixo do normal. Isso vem ocorrendo por influência do fenômeno La Niña.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM