Rádio Rural

NOTÍCIAS


Estiagem

Municípios da região anunciam medidas para enfrentamento da estiagem

A maior preocupação é com a falta de água nos reservatórios das propriedades rurais.

Por Rafael Martini
01/04/2021 às 06h20 | Atualizada em 01/04/2021 - 11h25


Desde meados de 2019 Santa Catarina vem sofrendo com a estiagem. Na região do Alto Uruguai, alguns municípios tem anunciado medidas para amenizar a situação, que já causou inúmeros prejuízos, principalmente para o setor agrícola.

Em Irani, a preocupação é com a falta de reserva de água nas propriedades rurais. De acordo com o prefeito municipal, Vanderlei Canci, uma das alternativas para resolver a situação, seria a construção de cisternas, como destaca o prefeito.

"Estamos buscando uma alternativa junto a secretaria da agricultura do estado e a epagri, uma solução definitiva que possa resolver esta situação. No momento, a melhor solução seria a construção de cisternas, para que essas propriedades possam armazenar água por um grande período. Faremos uma avalição do número de produtores e vamos encaminhar as demandas junto as secretarias para conseguirmos viabilizar estes investimentos", afirmou Canci.

Ja no município de Ipira, aproximadamente 80% da arrecadação é do setor agrícola, que também vem sendo fortemente atingido pela estiagem. A plantação de milho foi extremamenete prejudicada, não só pela estiagem, mas também pela praga da cigarrinha. Os prejuízos acumulados podem chegar na casa dois 8 milhões de reais. Algumas medidas para amenizar a situação foram tomadas, como destaca o prefeito municipal, Marcelo Baldissera.

"Segundo laudo técnico emitido pela epagri, vamos ter perdas na casa dos 8 milhões. Por isso buscamos medidas para amenizar estas perdas: aumentar os subsídios de horas máquinas para transportes de água, cisternas, reservatórios e melhorias nas propriedades, afim de auxiliar nossos produtores. Estamos preocupados com os produtores de leite, pois tivemos dois meses seguidos de queda no preço pago e aumento de custos de produção e insumos agrícolas. Vamos subsidiar sementes de pastagens de inverno, para isso, o agricultor deve procurar a secretaria de agricultura do município e fazer a sua inscrição, que inicia na próxima segunda feira, dia 05 e vai até o dia 15 de maio", anunciou Baldissera.

Em 2020 Santa Catarina enfrentou a maior estiagem dos últimos 15 anos e a falta de chuvas causou grandes prejuízos para os produtores rurais. Para diminuir os impactos causados, o Governo do Estado criou linhas de crédito e assegurou mais de R$ 43 milhões com apoio da Assembleia Legislativa.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM