Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Geral

Depois de 40 anos, Rural inaugura novo e moderno estúdio

Mudança faz parte da migração da emissora para o FM.

Por Luan de Bortoli
08/04/2021 às 10h56 | Atualizada em 08/04/2021 - 15h35


A cinco dias de completar 71 anos, a Rádio Rural atinge um novo patamar. Nesta quinta-feira, dia 08, a emissora avançou mais uma etapa na migração de faixa do AM para o FM. Às 10h35, a programação de uma das mais tradicionais emissoras de rádio de todo o Estado passou a ser transmitida a partir de seu novo estúdio e da nova central técnica.

Há 42 anos no mesmo lugar, o estúdio agora tem um novo endereço, embora ainda na mesma sede. Ainda mais moderno e tecnológico, o espaço conta com um desenho totalmente contemporâneo, idealizado por uma empresa de arquitetura. Foram três meses de reforma, entre início de janeiro até o início de abril, para que os novos espaços ficassem prontos.

A mudança faz parte do processo de migração que iniciou há alguns anos, com a parte burocrática que diz respeito a liberações da Anatel. O novo som está no ar há cerca de dois meses em testes, mas já apresentando um grande avanço de qualidade através da frequência 93,7 FM. A capacidade total de transmissão somente será alcançada na próxima semana.

Toda a programação diária será transmitida a partir do novo estúdio. A inauguração ocorreu com o Show do Cezar Luiz. O comunicador Cézar Luiz e o repórter Serginho Primam já dividem o novo espaço. A estrutura ainda passa por ajustes necessários ainda nesta fase de testes finais. Durante o processo de transição e obra, nos últimos três meses, comunicador e operador trabalharam juntos. O estúdio e central técnica dividiram o mesmo espaço até que a obra chegasse ao fim.

A nova estrutura conta com equipamentos totalmente novos e de ponta para entregar a melhor qualidade ao ouvinte, com uma abrangência ainda maior. Houve ainda uma preocupação visual com o estúdio, já que hoje o rádio, na atualidade, tem se confundido também com TV, uma vez que são feitas transmissões em vídeo com frequência. Daí também um cuidado relacionado à iluminação.

O gerente da emissora, Fernando Martini, explica o motivo da ida da Rural para o FM. “Vai beneficiar o ouvinte na abrangência e também na qualidade. Nós temos uma variedade de aparelhos que não transmitem mais a nada média, que é a AM. A partir de agora, então, que é através do FM, você terá uma nova forma de acessar a programação da Rural”.

Fernando também destaca que a nova frequência não vai mudar a forma como as pessoas conhecem a Rádio Rural. “Durante um período estará na frequência AM, tradicional, e também no 93.7 FM. Mas num curto período, o canal 840 será devolvido para a Anatel. A Rural ficará apenas no 93.7. E o mais importante é você saber que a Rural vai transmitir no 93.7 sendo a Rádio Rural. A programação, a prestação de serviço, os comunicadores, tudo isso vai permanecer. Como quando a Rural começou a transmitir também através da internet (site e aplicativo) é meramente o som”.






01 COMENTÁRIO - Deixe também o seu Comentário



Gege comentou em 08/04/2021 as 13:30:20
Ficou top. Parabéns!
Agora o próximo passo é colocar os programas e jornadas esportivas ao vivo no Facebook, como a maioria das grandes rádios fazem.




VEJA TAMBÉM