Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Geral

Gafanhotos gigantes são vistos na região

Moradores se surpreendem com os insetos.

Por Lucas Villiger
16/04/2021 às 08h13 | Atualizada em 17/04/2021 - 11h37


A aparição de gafanhotos gigantes despertou curiosidades nos moradores de diversas cidades da região. A Rádio Rural e 96 receberam inúmeras fotos dos insetos, que a maioria deles tinham o tamanho superior a 10 centímetros, segundo os internautas.

O biólogo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Regional de Concórdia, Felipe Gimenez, esclareceu essas aparições. “Esse gafanhoto em específico, ele tende a aparecer nessa época do ano, onde tem chuva e calor em dias mais prolongados, então é completamente normal, é da natureza desse inseto, ele é do gênero Tropidacris, mede em torno de 10 centímetros, com um exoesqueleto bastante duro, então ele assusta um pouco” explica. “Ele aparece em todos os países da América Latina, no Brasil ele é encontrado do Nordeste ao Sul, nessa época do ano ele tem uma tendência maior em aparecer”, completa Felipe..

Felipe ainda acrescenta que esse tipo de gafanhoto não oferece risco para as plantações. “A população pode ficar tranquila, ele não forma aquelas nuvens de gafanhotos, como foi relatado ano passado na Argentina, esse gênero é bem tranquilo e não apresenta risco para a agricultura e para a lavoura”, comenta. “Ele é um inseto comum, presente na nossa região, e as fotos podem assustar um pouquinho porque são tiradas de algum ângulo que deixa ele maior, mas em média ele tem 10 centímetros”, finaliza o biólogo.

Tendo essas informações, o inseto não apresenta risco para as pessoas e tampouco para as plantações. Sendo assim, não há necessidade para eliminar os gafanhotos. Acompanhe as fotos que a Rádio recebeu dos ouvintes na galeria.




 






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM