Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Geral

​Museu Angelo Spricigo passa por projeto de restauração

O projeto é realizado pela Associação Cultural Angelo Spricigo

Por Lucas Villiger
17/04/2021 às 08h00 | Atualizada em 18/04/2021 - 08h39


O Museu Angelo Spricigo (MAS) já é um marco para Concórdia, região e todo Brasil, sendo o maior acervo de máquinas de costura do mundo. Além do acervo diferenciado e único, a instituição conta com diversos projetos de manutenção e desenvolvimento da comunidade. E há alguns meses, recebe uma ação especial: o “Projeto Cultural de Reestruturação do Museu Angelo Spricigo”.

Aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto tem como objetivo organizar tecnicamente o museu e definir seu planejamento para os próximos 10 anos. O trabalho é realizado com assessoria especializada em museologia, serviço prestado pela empresa Viés Cultural, e pode ser considerado um divisor de águas na história do MAS.

Uma das frentes de atuação é a elaboração do Plano Museológico da instituição, documento de gestão estratégica instituído pela Lei 11.904/09, Estatuto dos Museus. Este documento está em elaboração com a responsabilidade técnica da empresa contratada, sendo que a primeira etapa já está concluída: a definição da identidade organizacional – Missão e Visão do museu.

Também será elaborada a Política de Acervos, que definirá os critérios para aquisição de acervo no MAS. Nessa etapa uma comissão será composta e empossada e será a responsável por decidir sobre a aquisição do acervo oferecido em doação. Com isso o Museu Angelo Spricigo vai gradativamente se alinhando com as exigências legais e técnicas da área museológica, se constituindo em um espaço museológico de referência.

Em outra frente de atuação, o acervo está passando pelo processo de tratamento técnico: Arrolamento (já concluído); Definição do sistema de numeração (já realizado); Higienização e conservação preventiva do acervo (em andamento); Marcação do número de registro no acervo (em andamento); Preenchimento das fichas de catalogação do acervo em software específico (software já adquirido/preenchimento em andamento); Informações do acervo organizadas em banco de dados conforme preenchimento das fichas de catalogação (em andamento); e Acondicionamento do acervo (em andamento).

Estas ações fazem parte do Projeto de Reestruturação do Museu Angelo Spricigo, PRONAC 193005, realizado pela Associação Cultural Angelo Spricigo - ACAS e conta com o apoio das empresas Gelnex, Celesc, Passarela e Caitá. No decorrer do ano serão desenvolvidas outras atividades, dentro do mesmo projeto. Tudo estará divulgado no site e nas redes sociais do Museu.

 

Fonte: ACAS






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM