Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Concórdia

Indígenas em Concórdia serão abrigados no antigo Centro de Convivência do Itaíba

Acordo aconteceu na sede da FUNAI em Chapecó.

Por Marcos Feijó
17/04/2021 às 08h17 | Atualizada em 18/04/2021 - 14h45


A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, fez um acordo com as famílias indígenas que vem para o município para comercializar seus produtos artesanais em determinadas épocas do ano. A intenção é abrigá-los no Centro de Convivência do bairro Itaíba no período que eles ficarem na cidade, que geralmente varia de 15 até 20 dias. Até o momento os indígenas ficavam no Terminal Rodoviário Municipal Prefeito Neudy Primo Massolini. O acordo foi firmado em reunião que aconteceu na quinta-feira, 15, na sede da FUNAI em Chapecó, e contou com a presença do secretário, Jaime Bernardi, diretora de Assistência Social, Denise Justi Lopes, membros das famílias indígenas e representante da FUNAI.

Segundo a diretora de Assistência Social, Denise Justi Lopes, cerca de cinco famílias já estão instaladas no Centro de Convivência. O espaço fica localizado atrás da sede da Secretaria de Educação, onde funciona também as campanhas do agasalho. Denise explica que o número de família indígenas pode chegar até 20, especialmente no fim do ano e período de férias, momento em que eles aproveitam para realizar suas vendas. A estrutura dispõe de energia elétrica, água potável e saneamento básico. 

As famílias agradeceram pela cedência do espaço e farão uma ação na próxima segunda-feira, 19, quando é celebrado o Dia do Índio. Na ocasião, enquanto comercializam o artesanato, os indígenas estarão com trajes e adornos próprio de sua cultura, para celebrar a data.

Fonte: Assessoria





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM