Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Região

​Setor turístico da região das Águas do Oeste Catarinense está otimista para retomada

Sendo um dos mais afetados pela pandemia, o turismo planeja retorno gradual.

Por Lucas Villiger
19/04/2021 às 10h10 | Atualizada em 20/04/2021 - 07h27


O turismo, junto com os setores de eventos, bares e restaurantes foram os mais afetados economicamente durante a pandemia. O turismo ao longo do último ano teve muitas idas e vindas da atividade, assim como restrições e protocolos de segurança para serem seguidos. O ano de 2021 está tendo mais dificuldades do que se esperava, mas os próximos meses estão com boas projeções para os analistas.

O presidente da associação Águas do Oeste Catarinense Convention & Visitors Bureau, Valdecir Giotto, explica as dificuldades do setor. “Uma das maiores dificuldades da nossa região é a falta de organização do setor de turismo, observamos muitas instituições fazendo solicitações para seu setor específico, se todos se reunissem em um único pleito seria melhor”, comenta. “Estamos fomentando isso a nível estadual inclusive, para que tenha essa organização estadual e depois regional, quanto mais organizados estivermos em torno do mesmo pleito, mais fácil nós seremos atendidos”, completa Valdecir.

Mas Valdecir também vê com bons olhos essa provável retomada. “O setor de turismo foi e está sendo um dos mais afetados devido à pandemia da Covid-19, nossa associação contínua fomentando e organizando o setor de turismo”, explica. “Temos que nos preparar para a volta, estudos indicam que o turismo será uma das grandes matrizes econômicas depois da pandemia, temos que nos preparar para esse momento, vai ser um grande momento para o turismo”, finaliza o presidente da associação.

O turismo impacta toda uma matriz econômica. Segundo os estudos, são mais de 50 atividades que caminham junto com setor e dependem dele direta ou indiretamente para operar. Com o avanço da vacinação e a flexibilização das medidas restritivas, o turismo espera voltar com toda força. Muitos trabalhadores da área dizem que 2022 será o ano do turismo no mundo.

 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM