Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Saúde

​Em uma semana, praticamente dobra o número de pacientes confirmados com dengue em Concórdia

Município já tem praticamente o dobro de focos em relação ao mesmo período do ano passado.

Por Luan de Bortoli
05/05/2021 às 06h31 | Atualizada em 06/05/2021 - 08h32


A preocupação com a dengue e demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como chikungunya e zika, é crescente em Concórdia. A situação já é pior agora do que em relação a todo o ano passado. Com um número recorde de focos do mosquito, o município atingiu nesta semana o número inédito de 15 pacientes confirmados com dengue.

Esta quantidade é praticamente o dobro em relação à semana passada. Há menos de dez dias, Concórdia tinha oito casos confirmados da doença. Além disso, a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Mara Sampaio, informou à reportagem da emissora que Concórdia tem ainda quatro casos suspeitos sendo investigados.

Dos 15 confirmados até agora, são oito mulheres e sete homens. Os casos estão registrados nos bairros Gruta, Industriários, Imperial, Nazaré, Natureza, Poente do Sol, Fragosos e Portinari. Todos os pacientes tiveram infecção autóctone. Ou seja, contraíram a doença dentro de Concórdia. No ano passado todo, foram cinco casos.

Em relação ao total de focos, Concórdia terminou abril com 193 vetores localizados. No acumulado do ano, em quatro meses, já são 1.196 focos, quase o dobro em relação ao mesmo período do ano passado, quando eram pouco mais de 600. Já no mês de maio, até esta terça-feira, dia 04, o município ainda não tinha registrado focos.

Concórdia está em alerta desde o início do ano para a possibilidade de ocorrência de uma epidemia de dengue pela grande quantidade de focos presentes, conforme a equipe da vigilância epidemiológica. Concórdia é considerada infestada pelo mosquito desde 2019 e, pelo menos, 11 bairros também são classificados como infestados.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM