Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Coronavírus

Com fim de vacinação em idosos, Concórdia deve iniciar nos próximos dias em adultos com comorbidades

Nesta quinta, ocorreu imunização final para pessoas com mais de 60 anos.

Por Luan de Bortoli
06/05/2021 às 06h28 | Atualizada em 07/05/2021 - 07h41


O município de Concórdia está prestes a ter um avanço no grupo prioritário na Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19. Hoje, quinta-feira, dia 06, a secretaria de saúde realiza a última edição de imunização em idosos, que é o primeiro grupo prioritário definido pelo Plano Nacional de Imunização. Depois, deve partir para os adultos com comorbidades, etapa que ainda passa por planejamento.

Na manhã desta quinta, ocorreu a vacinação para pessoas com 60 anos ou mais, no Parque de Exposições. O modelo foi novamente por drive-thru, por ordem de chegada e sem necessidade de agendamento.  

Esta foi a última faixa etária daquele que é considerado o primeiro grupo a ser priorizado na campanha de vacinação. A exemplo do que já ocorre em alguns outros estados, nesta semana Santa Catarina deve oficialmente adicionar um novo grupo no cronograma de vacinação. Em Concórdia, a ação já pode ocorrer nesta semana, possivelmente no sábado ou início da próxima semana.

Mas, conforme a prefeitura, as equipes de saúde ainda terminam de acertar os detalhes necessárias, para depois confirmar o início da próxima etapa de vacinação. Isso porque a nova fase é mais complexa e exige mudanças no formato de aplicação de doses.

A continuidade da imunização no grupo de adultos com comorbidades já foi anunciada pelo governo de Santa Catarina. A primeira fase será para qualquer pessoa entre 18 e 59 anos com Síndrome de Down, doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), com transplante de órgão sólido ou de medula óssea, gestantes e puérperas com comorbidades, com alguma deficiência permanente cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada) e ainda pessoas com comorbidades e deficiência permanente entre 55 a 59 anos.

Isso muda na segunda fase da vacinação de pessoas com comorbidades, quando serão incluídas outras doenças não contempladas agora. Nessa etapa, volta o critério por faixa etária, e serão vacinadas primeiro as pessoas de 50 a 54 anos. Depois as de 45 a 49, em seguida 44 a 40 anos, grupo de 35 a 39, grupo de 30 a 34 e, por fim, de 18 a 29 anos.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM