Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Economia

​Prazo final para declarar Imposto de Renda termina esse mês

Após prorrogação, contribuinte tem até o dia 31 de maio.

Por Lucas Villiger
06/05/2021 às 08h16


As declarações do Imposto de Renda de 2021 estão em andamento, mas em um ritmo mais lento do que o esperado. A Receita Federal está recebendo aos poucos as declarações dos contribuintes, porém tendo em vista o período em que se encontram, os agentes já esperavam ter uma porcentagem maior de declarações realizadas no país.

O contador da Assessorplan, Arnaldo Mores, avalia o panorama da entrega das declarações deste ano. “A entrega das declarações andam em um ritmo abaixo do desejado e esperado, até o momento um pouco mais de 50% cumpriram com seu compromisso”, explica. “Isso preocupa os profissionais da área com relação ao prazo e os detalhes que envolvem a perfeita elaboração dando segurança ao cliente”, finaliza Arnaldo.

A procura por agências especializadas em contabilidade vem crescendo a cada ano em virtude do aumento de contribuintes obrigados a declarar. Isso acontece em função da tabela estar congelada a alguns anos e da busca de um profissional habilitado e competente para cumprir com as exigências, evitando “malha fina” (quando a declaração fica retida na Receita Federal) e informações inconsistentes que possam gerar prejuízos futuros.

O contador também explica o motivo da prorrogação do prazo final. “Ocorreu a prorrogação do prazo de entrega para 31/05, inclusive do pagamento da 1ª parcela ou parcela única que venceria em 30/04, o principal motivo da prorrogação foi em decorrência da Covid para o contribuinte ter um espaço maior de tempo para juntar os documentos e evitar aglomerações”, pondera. “Por esse motivo o reforço para agilizar a juntada dos documentos e cumprir com brevidade o compromisso, evitando o acumulo para o final do prazo”, completa Arnaldo.

A Rádio Rural já fez uma reportagem sobre os pontos mais importantes sobre a declaração do Imposto de Renda. Para realizar a declaração do imposto basta baixar o programa no site Meu Imposto de Renda. Se tiver mais dúvidas sobre o processo, entre em contato com seu contador para mais esclarecimentos ou procure uma agência de contabilidade para te auxiliar.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM