Rádio Rural

NOTÍCIAS


Estiagem

​Estiagem afeta fortemente os produtores rurais da região

Alto Uruguai Catarinense sofre com uma longa e severa seca.

Por Lucas Villiger
11/05/2021 às 09h39


A Rádio Rural continua com sua expedição pelos municípios da região para averiguar os efeitos da estiagem. Em sua unanimidade, os prefeitos das cidades contatadas demonstraram imensa preocupação com os produtores rurais, que são os que mais sofrem com a falta de água, pois dependem do recurso em suas atividades.

Além das condições climáticas que não ajudam o produtor, os agricultores tiveram que lidar com as pragas, que comprometeram as safras de grãos na região, especialmente por causa da cigarrinha. O cenário é o pior possível, as prefeituras locais prestam auxílio para os agricultores e agropecuaristas na medida do possível.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Celso Rigo, avalia a situação atual. “Estiagem e cigarrinha impactam principalmente a produção de grãos, pastagens e produção de leite em Santa Catarina”, explica. “As quebras já são estimadas em 1/3 dos grãos e das silagens, ocasionando a escassez desses produtos e a consequente elevação dos preços”, completa Celso.

Os produtores de leite e carne também foram afetados. “A estiagem comprometeu muito a produção de leite e carne, devido ao aumento considerável dos preços das rações”, comenta Celso. “É muito importante os produtores buscarem orientações técnicas adequadas para reduzir as perdas devido as pragas e também precisamos que o clima volte a normalidade o quanto antes”, finaliza o presidente do sindicato.

Recentemente a Reportagem da Rural também conversou com os pesquisadores da Copérdia, que prestam apoio aos seus associados. Todos os produtores estão a espera da retomada das chuvas e que o clima volte ao normal, pois a estiagem no oeste catarinense já perdura por quase dois anos. Nos últimos dias houve uma boa quantidade de chuva na região, mas ainda não é o ideal.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM