Rádio Rural

NOTÍCIAS


Agricultura

​Vitivinicultura cresce a cada ano em Concórdia e região

Produtores apostam cada vez mais na cultura.

Por Lucas Villiger
07/06/2021 às 11h22 | Atualizada em 09/06/2021 - 18h14


Concórdia se destaca muito no setor agropecuário, como também tem seu destaque na agricultura. O plantio de diversas frutas vem crescendo na região e a cada ano isso vem se tornando uma realidade no município, como também em toda região. A vitivinicultura vem conquistando espaço e cada vez mais vem aumentando sua produção.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário de Concórdia, Mauro Martini, comenta sobre a vitivinicultura na região. “Temos vários parreirais, a cultura italiana trouxe então essa produção de uva para vinho e também para consumo in natura, a grande parte da produção em Concórdia é para consumo próprio e também para fazer o tradicional vinho”, argumenta. “Temos produtores que comercializam direto a uva com o consumidor e outros que têm ponto de comercialização aqui no comércio local e até fora do município”, completa Mauro.

Mauro ainda disserta sobre o papel que a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário tem para auxiliar esses produtores. “A Secretaria possuí vários técnicos, com formações específicas nas áreas agrícolas e pecuária, para auxiliar o produtor que nos procura, assim prestamos assistência técnica”, explica. “Mas também temos parcerias efetivas contratuais, como o Sebrae, onde temos com a parceria deles, um especialista em vitivinicultura, assim como também temos uma parceria com a Epagri, onde eles desenvolvem essas atividades de extensão rural com vários produtores”, finaliza Mauro.

No ano de 2019 e 2020, nove produtores comercializou suas uvas com emissão de notas em Concórdia, com uma venda de em torno de 50 toneladas.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM