Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Economia

​Declaração de Imposto de Renda de 2021 supera expectativas em Concórdia

Em 2021 foram entregues 18.062 declarações.

Por Lucas Villiger
10/06/2021 às 15h08 | Atualizada em 11/06/2021 - 06h30


O balanço da declaração do Importo de Renda de 2021 em Concórdia e região superou as expectativas. Eram esperados exclusivamente para a cidade de Concórdia mais de 16.621 declarações, mas foram entregues 18.062 até o prazo final, que se encerrou no dia 31 de maio, considerando a prorrogação do prazo devido à pandemia do coronavírus.

O Agente da Receita Federal, Rodrigo Melzi, destaca que mesmo com as expectativas superadas, muitos deixaram de declarar o Importo de Renda este ano. “Apesar de ter superado as expectativas, várias pessoas são atendidas na Receita Federal que trabalham em grandes empresas da cidade e não declararam o Imposto de Renda, porque se você recebeu acima de R$ 28.500 ou teve desconto na fonte na hora de receber o salário, você está obrigado a declarar”, comenta. “O que acontece muito aqui que a gente atende todos os dias, principalmente com os estrangeiros, que não sabem e não são informados, mas acontece muito com brasileiros também”, completa Rodrigo.

Rodrigo também fala das consequências que o contribuinte que não declarou o Imposto de Renda terá e também como deve proceder para regularizar sua situação. “Quem acaba não declarando no prazo e estava obrigado terá o CPF bloqueado e quando fizer a declaração tem que pagar uma multa de no mínimo R$ 165,74, então acaba gerando um ônus para a pessoa até desnecessário”, disserta. “Por isso sempre é bom consultar os comprovantes do ano inteiro, se teve alguma retenção de imposto de renda em 2020 tinha que ter declarado o Importo de Renda neste ano, agora infelizmente já está fora do prazo, mas tudo se resolve”, finaliza Rodrigo.

Por isso é importante que as fontes pagadoras informe seus colaboradores que eles estão obrigados a fazer a declaração do importo de renda.

Em toda região a situação foi semelhante, nos municípios de Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipumirim, Lindoia do Sul, Peritiba e Seara eram esperadas 22.581 declarações e foram entregues para a Receita Federal até o prazo final 24.663 declarações. Lembrando que 2021 também foi um ano atípico para a receita, devido as informações do Auxílio Emergencial.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM