Rádio Rural

NOTÍCIAS


Agricultura

​Mercado de erva-mate cresce na região

Exportações também são uma realidade neste ramo de produção.

Por Lucas Villiger
14/06/2021 às 09h31


A produção de Erva-Mate em Santa Catarina tem crescido gradualmente nos últimos anos, assim como também na região oeste do estado. Em Concórdia os produtores se aventuram na produção da famosa erva, que é popular na região sul do país, onde o chimarrão é consumido diariamente.

O sócio-proprietário da Erva-Mate Simioni, Paulo Simioni, comenta sobre o atual momento do mercado para os produtores dessa cultura. “A produção de erva-mate nesse ano ela está boa, uma procura grande, os produtores estão recebendo um preço justo”, disserta. “Isso causa um incentivo nos plantios de novos ervais, a erva-mate está se tornando uma matriz econômica muito forte no município de Concórdia e região”, completa Paulo.

Paulo exemplifica também que a produção de erva-mate possibilita muitas oportunidades de crescimento, principalmente na questão de exportação. “No médio longo prazo, os produtores de erva-mate, aqueles que acreditarem na cultura, com certeza terão ganhos, pois a erva-mate vem ganhando um mercado além do chimarrão na cuia, muitos produtos naturais estão usando a erva, no ramo alimentício e farmacêutico”, argumenta. “Concórdia, nos últimos dois anos, está com um potencial de exportação grande, basta ver os números, muita erva-mate para Argentina, Uruguai e até para o Oriente Médio, isso vai firmando a cultura como uma matriz econômica interessante pra quem quiser investir no médio longo prazo”, finaliza Paulo.

Ao contrário de outros tipos de cultura, a estiagem não impactou significativamente na produção de erva-mate. Houve sim uma diminuição do potencial produtivo, mas, apesar de sofrer com a estiagem, nessa condição ela tem uma melhora em sua qualidade, ficando uma erva-mate mais madura.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM