Rádio Rural

NOTÍCIAS


Concórdia

Concórdia começa a monitorar qualidade da água do rio dos Queimados

Ação será realizada em parceria com Laboratório de Análises da CASAN.

Por Marcos Feijó
14/07/2021 às 08h58 | Atualizada em 14/07/2021 - 18h14


A Administração Municipal de Concórdia, por meio da Vigilância Sanitária, em parceria com a CASAN, iniciou o processo de monitoramento da qualidade da água do rio dos Queimados. A iniciativa visa coletar informações para efeitos de comparação do antes, durante e pós entrada em operação do sistema de esgoto sanitário.

Segundo o Engenheiro Sanitarista Alan Cassio Borsuk, a expectativa é de que o rio dos Queimados melhore a sua qualidade, principalmente na área central de Concórdia. Com muitas canalizações direcionadas para o rio, é perceptível nestas proximidades, o aspecto turvo da água e o mau cheiro, o que tende a mudar na medida em que a ligações forem feitas. O monitoramento inicialmente vai ser semestral, mas a partir do próximo ano deve ser realizado em períodos mais curtos. 

Alan Cassio Borsuk explica que as análises serão feitas com base na Resolução CONAMA 357 de 2005, em parceria com o Laboratório da CASAN. Para isso, foram definidos três pontos de coleta da água na região do centro da cidade e mais dois pontos próximos a estação da empresa, que já são monitorados. Conforme as constatações surgirem, a fiscalização também atuará para conferir possíveis irregularidades.

A Vigilância Sanitária de Concórdia lembra que é de responsabilidade do morador, condomínios e empresas a ligação do esgoto ao sistema de captação. Dúvidas devem ser tiradas diretamente com a companhia, que detém a exploração do serviço de abastecimento de água de Concórdia.

Fonte: Assessoria





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM