Rádio Rural

NOTÍCIAS


Estiagem

Primeiro semestre de 2021 é o mais seco em 12 anos, confirmando o forte período de estiagem

O ano de 2014 foi um dos mais chuvosos do período, com 1.491 milímetros na primeira parte do ano.

Por Lucas Villiger
16/07/2021 às 06h10


Um levantamento realizado pela reportagem da emissora apontou que os primeiros seis meses deste ano tiveram uma quantidade de chuva bem abaixo do que o registrado costumeiramente. Foram 653 milímetros de chuva em Concórdia de janeiro até junho, conforme os dados disponibilizados pela estação agrometeorológica da Embrapa Suínos e Aves.

O levantamento indicou que este foi o primeiro semestre de um ano mais seco, em doze anos, portanto, desde 2009. Naquele ano, Concórdia teve 646 milímetros de chuva, com uma média de 108 mensal, enquanto que a media dos primeiros seis meses deste ano foi de 109 milímetros. O ano de 2014 foi um dos mais chuvosos do período, com 1.491 milímetros na primeira parte do ano.

O mês com mais chuva no primeiro semestre de 2021 foi janeiro, com precipitação de 227 milímetros, enquanto que o período com menor volume foi abril, que teve apenas quatro milímetros. Além disso, fevereiro, março, abril e maio fecharam, seguidamente, com menos de 100 milímetros e bem abaixo da média do período.

Neste ano, Concórdia enfrentou uma de suas maiores estiagens da história. A Casan realizou manobras diárias para evitar o racionamento de água, já que o nível do Rio Suruvi caiu drasticamente. A BRF e a prefeitura realizaram diariamente transporte de água para propriedades rurais. No município, estima-se somente neste ano perdas de mais de R$ 50 milhões no auge da estiagem.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM