Rádio Rural

NOTÍCIAS


Geral

Senar/SC oferece 274 oportunidades de capacitação gratuita em agosto

Os cursos são realizados em parceria com os Sindicatos Rurais.

Por Lucas Villiger
26/07/2021 às 06h00 | Atualizada em 26/07/2021 - 08h18


Todos os meses o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), promove cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) gratuitos no Estado. A programação contempla 274 capacitações em diversos municípios de todas as regiões. A iniciativa tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo.

Os cursos são realizados em parceria com os Sindicatos Rurais e contemplam mais de 4.000 produtores e trabalhadores rurais que buscam fomentar o conhecimento para aumentar a produtividade no campo. São qualificações que transmitem técnicas para melhorar a gestão das propriedades e desenvolver atividades de complementação de renda.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que os cursos são essenciais para aperfeiçoar o conhecimento dos participantes sobre novas técnicas e inovações nas propriedades. "Os resultados nos mostram o quanto é importante oferecer capacitações constantes para que produtores e trabalhadores rurais desenvolvam suas habilidades visando aumentar a produtividade e a renda.

Segundo o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a programação atende as demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor. "As qualificações da Formação Profissional Rural auxiliam no desenvolvimento de habilidades e atitudes para a vida produtiva e social atendendo as necessidades de efetiva qualificação para o trabalho. As capacitações da Promoção Social são essenciais para o desenvolvimento de atitudes que favorecem a melhoria da qualidade de vida e participação na comunidade".

Segundo o SENAR/SC, os treinamentos continuam seguindo todas as medidas de prevenção à covid-19 determinadas pelos órgãos de saúde estaduais e municipais. Interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

CONFIRA ALGUNS CURSOS DO MÊS DE AGOSTO NA SUA REGIÃO

O oeste catarinense receberá 24 cursos em vários municípios. Alguns deles abordam os seguintes temas: Processamento de carne de frango; Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Programa especial - inclusão digital rural - iniciação à informática; Produção caseira de massas para congelamento; Cultivo de plantas medicinais; Conservas de frutas, hortaliças e temperos; entre outros.

No extremo oeste serão 22 cursos. A programação contempla capacitações como: Colheitadeiras automotrizes - operação e manutenção; Produção caseira de pães e biscoitos; Soldador - arco elétrico com eletrodo revestido; Processamento de carne suína; Fruticultura - manejo do pomar; Organização da propriedade rural - programa 5S; Doma racional de equídeos; entre outros.

 O meio oeste contará com 23 capacitações: Tratores e implementos agrícolas - operação e manutenção; Artesanato em tear com lã de ovelha; Produção caseira de massas para congelamento; Processamento de carne suína; Motosserra - operação e manutenção no corte de árvores; Inseminação artificial em bovinos; Conservas de frutas, hortaliças e temperos; Operação e manutenção de roçadeira; Colheitadeiras automotrizes - operação e manutenção; entre outros.

No planalto serrano serão 42 cursos. A programação inclui capacitações sobre Inseminação artificial em bovinos; Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos - NR 31; Produção caseira de massas para congelamento; Turismo rural - planejamento e implantação de negócios; Emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de origem de produtos vegetais (e-Origem); Operação e manutenção de roçadeira; Motosserra - operação e manutenção no corte de árvores; entre outros.

No sul serão realizados 65 treinamentos em vários municípios. Alguns deles são: Boas práticas de manipulação de alimentos; Produção de frangos e ovos caipiras; Soldador - arco elétrico com eletrodo revestido; Conservas de frutas, hortaliças e temperos; Culinária de peixes e frutos do mar; Produção caseira de pães e biscoitos; Empreendedorismo rural; emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Beneficiamento e conservação de pescado; entre outros. 

A programação no norte conta com 54 cursos. O cronograma inclui capacitações como: Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Boas Práticas de manipulação de alimentos; Microtratores - operação e manutenção; Produção caseira de massas para congelamento; Produção caseira de pães e biscoitos; Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos - NR 31; Jarndineiro; Culinária de peixes e frutos do mar; Olericultura básica; piscicultura; cultivo protegido de hortaliças; entre outros.

No vale do Itajaí a programação inclui 44 capacitações: Processamento de carne de frango; Processamento de carne suína; Bordado com patchcolagem; Inclusão digital rural - informática básica 2; Olericultura orgânica; Produção caseira de massas para congelamento; Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Controle agroecológico de pragas e doenças; Beneficiamento e conservação de pescado; Turismo rural - identificação e seleção de oportunidades de negócios; entre outros.

Fonte: MB Comunicações





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM