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​Bancos são campeões de reclamação no Procon de Concórdia

Número de atendimentos caiu no primeiro semestre do ano.

Por Luan de Bortoli
02/08/2021 às 06h23


A procura da população de Concórdia pelo Serviço de Proteção ao Consumidor – Procon registrou uma queda, de pouco mais de 50%, entre os seis primeiros meses de 2020 em uma comparação com o mesmo período do ano passado. É isso que aponta um levantamento realizado pela reportagem da emissora com base em relatório do Procon local.

Conforme a pesquisa, o total de Atendimentos realizados pela equipe do Serviço no balcão, e que não são necessariamente registrados oficialmente, foi de 577 entre janeiro e junho desde ano, contra aproximadamente 1.300 do ano passado. Já nas Reclamações, que são os atendimentos instaurados, houve um aumento de 47% em relação ao ano anterior, subindo de 260 para 384.

Pelos dados do relatório por setor, nos primeiros meses de 2021 o item Assuntos Financeiros, que englobam os bancos, foi novamente campeão de reclamações (registradas), com 70,05%, acima do mesmo período do ano passado. Diferente de 2020, que foi ocupado por Produtos, o segundo lugar em 2021 ficou com Serviços Essenciais (serviços como telefonia celular e energia elétrica), com 15,10% das reclamações.

Na sequência do relatório, aparecem os seguintes setores: Produtos (bens duráveis, como eletrônicos) com 7,55%, Serviços Privados (planos de saúde, TV por assinatura) com 6,25%, Saúde com 0,78% e, por fim, Habitação, com 0,26% das queixas. Em 2020, apareceu ainda o item de Alimentação, que não teve reclamações neste ano.

O Procon é o órgão de defesa ao consumidor, que presta atendimento de orientação e proteção ao público que consome produtos e serviços. Em Concórdia, ele está localizado na Rua Dr. Maruri, no prédio da Rodoviária Municipal, e atende, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pela manhã e pela Tarde. O telefone para contato é 3442-2423.





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