Rádio Rural

NOTÍCIAS


Agricultura

ITR: Sindicato orienta produtores e associados

Quem não declarar no prazo está sujeito à multa e a propriedade ficará em situação irregular.

Por Rafael Martini
23/08/2021 às 06h20 | Atualizada em 23/08/2021 - 07h43


O Sindicato dos Produtores Rurais de Concórdia está disponibilizando para o produtor a emissão do INCRA 2021. A associação também está orientando para que todos os produtores, pessoa física ou jurídica, proprietário ou possuidor a qualquer título de imóvel rural, inclusive a usufrutuária. Aquele que, mesmo não tendo o título público de proprietário, mas mantém a posse do imóvel deve apresentar a Declaração de ITR anual. O prazo final para a declaração é 30 de setembro de 2021. Quem não declarar no prazo está sujeito à multa de 1%  ao mês ou fração de atraso.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Concórdia, Celso Rigo, é necessário que o agricultor fique atento ao prazo para evitar multas e manter sua situação regularizada. "O atraso e a não regularização, o produtor estará sujeito à multa. Em situação irregular, o agricultor pode acarretar diversas dificuldades, como acessar recursos e benefícios disponibilizados pelo governo do estado e  pela secretaria da agricultura. A irregularidade do imóvel rural também impede que o produtor consiga realizar financiamentos para investimentos na atividade agrícola", afirma Rigo.

"O Sindicato está a disposição para orientar, esclarecer e auxiliar a todos os produtores que tiverem dúvidas quanto as declarações do INCRA e ITR. Importante ressaltar que já está em vigor o eSocial, programa do governo federal que, atualmente, o agricultor que tiver empregados precisa declarar a nota de pessoa física para física e, a partir do mês de outubro será obrigatório para todos os produtores rurais", finaliza Celso Rigo.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Concórdia fica localizado na Rua Orestes Farina, 227, Apto 101, no Centro de Concórdia, em frente a Associação dos Motoristas. Eventuais dúvidas e orientações nos canais de atendimento da entidade: telefone (49) 3442 07 57, ou celular (49) 984275911.

Conforme informações da Receita Federal, em 2020 foram entregues 5,8 milhões de declarações de ITR. Para este ano, a expectativa é de que 5,9 milhões de documentos sejam recebidos. Em Concórdia, o esperado de declarações a serem entregues é de 4.827.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM