Rádio Rural

NOTÍCIAS


Educação

Diretor do IFC Concórdia avalia retorno das atividades presenciais

Para os próximos 2 anos está prevista a abertura de novos cursos.

Por Rafael Martini
05/10/2021 às 06h21 | Atualizada em 05/10/2021 - 15h46


Com as atividades presenciais retomadas desde o mês de agosto, o Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia, conforme as informações apuradas, os cursos superiores deram início algumas aulas presenciais; mais especificamente, às disciplinas práticas que não puderam ser realizadas de forma remota. As atividades estão sendo conduzidas com turmas reduzidas, respeitando o limite de ocupação da unidade seguindo todos os protocolos sanitários.

Em setembro, o Ensino Médio Técnico também teve suas atividades presenciais retomadas, seguindo todos os cuidados - como o uso de máscara e álcool em gel. O diretor-geral do IFC Concórdia, professor Rudinei Kock Exterckote, avalia como está sendo a retomada das atividades.

"Estamos muito felizes com esta retomada. No momento, nosso fluxo de alunos e servidores está restrito a 50% da capacidade máxima do campus em cada período de ensino. No entanto, conseguimos atender uma grande parcela da nossa comunidade docente. Tem sido um grande desafio estava nova retomada, mas ao mesmo tempo gratificante, podemos perceber a alegria de todos os envolvidos no processo, inclusive retomamos os atendimentos em nossos alojamentos e no refeitório do campus", avaliou Rudinei.

De acordo com as informações, nos últimos meses foram realizadas diversas reformas e melhorias nas dependências do campus visando melhorar o atendimento a comunidade e o grupo de alunos do IFC. Também foi realizado a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Entre as principais mudanças readequadas está a inclusão de novos cursos e novas turmas.

"Para 2022, está previsto a abertura de novos cursos de pós-graduação: Pós-Graduação em Ciência, Pós-graduação em residência sobre Saúde Animal, Agroecologia com ênfase em Agroflorestais e uma nova turma em Educação Matemática”, destaca o diretor.

"Em 2023, pretendemos ampliar as vagas para o curso técnico em informática e um curso técnico em alimentos; além de, uma licenciatura em pedagogia e um tecnólogo na área de informática. Estamos buscando também para 2023, junto ao MEC, a abertura de um curso a nível de doutorado em produção animal e sanidade, pois já temos um mestrado no campus”, completa Rudinei Kock Exterckote.

Para tudo isso ser concretizado, de acordo com o diretor-geral do IFC Concórdia, depende do plano orçamentário a instituição e de novas vagas para professores via editais. "A expectativa é positiva e esperamos avançar nos tramites necessários. A previsão é que em breve poderemos ofertas novos cursos e vagas para toda a nossa comunidade e atender com maior profundidade as demandas regionais para poder contribuir com o desenvolvimento em todo o território do Alto Uruguai Catarinense", finaliza.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.
 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM