Rádio Rural

NOTÍCIAS


Educação

Cientista Concordiense entre os mais influentes da América Latina

O ranking leva em conta o desempenho científico e o valor da produção individual dos pesquisadores.

Por Rafael Martini
07/10/2021 às 06h20 | Atualizada em 08/10/2021 - 08h58

O Cientista Concordiense Leonir Lorenzetti está na lista entre os mais influentes da América Latina. Conforme as informações, o ranking leva em conta o desempenho científico e o valor agregado da produção individual dos cientistas envolvidos em todo o processo. Atualmente, Leonir é professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, a instituição tem 120 professores citados no AD Scientific Index Ranking 2021.

"Estou muito feliz em fazer parte deste ranking. Vale destacar que este ranking apresenta dez mil pesquisadores, sendo que, da Univerisadade Federal, de um universo de mais de 2.650 professores, somente 120 estão listados como os mais influentes. Estar nesse grupo é uma sensação muito gratificante que mostra o reconhecimento das minhas pesquisas, na área de educação, particularmente em ciência, onde eu mais tenho atuado na Universidade do Paraná, em Curitiba", conta Lorenzetti.

De acordo com as informações, o critério utilizado para classificar os pesquisadores mais influentes é a produção científica nos últimos cinco anos, como destaca Leonir. 

"Essa produção científica é caracterizada pelo número de artigos que são publicados em revistas indexadas, reconhecidas na área na qual eu atuo, que é o ensino de ciências. Com base nos artigos que eu produzi nos últimos cinco anos, eles passam a ser utilizados por outras pesquisas. Sendo assim, passamos a ser referência nos trabalhos que acabamos desenvolvendo", aponta o cientista.

Apesar do reconhecimento conquistado, Leonir Lorenzetti destaca que no Brasil não é muito comum pesquisadores constarem na lista do ranking entre os mais influentes na área de educação das ciências humanas, particularmente no ensino de biologia.

"No Brasil, muitas vezes se valoriza mais a pesquisa na área do conhecimento específico e pouco se valoriza o conhecimento voltado para às licenciaturas, sendo que, no meu caso eu atuo na formação de professores. Então, ter o meu nome incluído nesta relação é extremamente gratificante", finaliza o Professor e Doutor Concordiense.

Leonir Lorenzetti é natural de Concórdia. Nasceu e cresceu na Comunidade de Barra Bonita, interior do município. Em 1989 formou-se em Ciências com habilitação em Biologia, pela Universidade do Contestado, em Concórdia, ainda quando era a antiga FEAUC. Ao longo de sua carreira concluiu diversos cursos de especialização, incluindo Mestrado e Doutorado. Atualmente, é Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - VEJA CURRÍCULO ABAIXO (ANEXO).
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.



 

Visualize o arquivo de texto:






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM