Rádio Rural

NOTÍCIAS


Geral

​Setembro é marcado pela melhora da chuva e mês é o terceiro melhor do ano em Concórdia

A temperatura fechou dentro da média da década.

Por Luan de Bortoli
13/10/2021 às 06h24 | Atualizada em 13/10/2021 - 08h03


O ano segue com chuva abaixo do esperado, o que tem agravado a situação da estiagem no município de Concórdia e região. No entanto, o mês de setembro contrariou as previsões, e teve um bom volume de chuva. Conforme os dados disponibilizados pela estação da Embrapa Suínos e Aves, foram 169 milímetros no mês anterior.

Essa quantidade é a terceira melhor do ano, atrás apenas dos meses de janeiro e junho. Em comparação com o mês de agosto, setembro teve praticamente três vezes mais chuva. Já quanto à década, o nono mês deste ano teve uma precipitação pluviométrica dentro da média, que é de 154 milímetros nos últimos dez anos. Mas o período foi marcado por instabilidades, com anos tendo 69 (2020) milímetros apenas, enquanto outros chegaram 329 (2015).

Ainda em relação à chuva, em setembro ela ficou concentrada basicamente na primeira quinzena e início da segunda. Os dias finais do mês anterior tiveram pouca ou nenhuma chuva. O dia com maior volume foi 14 de setembro, quando a Embrapa contabilizou 54 milímetros em apenas 24 horas.

Já quanto à temperatura, setembro não foi marcado por extremos. As médias indicam que o mês ficou dentro do esperado. Foram 25,5ºC de média máxima e 14,9ºC de mínima, praticamente a mesma coisa dos últimos dez anos, que foi de 24,9ºC e 14,2º respectivamente. A maior temperatura de setembro foi de 35ºC, enquanto que a menor, de 7ºC.

A previsão do tempo indica que outubro deverá manter números parecidos com o mês anterior. Ele será de chuva próximo da média, mas mal distribuída, com períodos mais chuvosos e outros mais secos. Até agora, já são cerca de 120 milímetros. E sobre a temperatura, a previsão da Epagri/Ciram indica mais calor que a média, mas ainda com algumas ocorrências rápidas de ondas de frio.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM