Rádio Rural

NOTÍCIAS


Coronavírus

Concórdia tem 70% da população vacinável totalmente imunizada contra a covid

Número de doses aplicadas na última semana aumenta mais de 100%.

Por Luan de Bortoli
26/10/2021 às 06h09 | Atualizada em 27/10/2021 - 10h23


A aplicação de vacinas contra a covid-19 teve melhora na semana passada em Concórdia. Foram aplicadas 3.049 doses entre os dias 18 e 23 de outubro. Isso representa uma alta de 110% em relação à semana anterior, quando o município registrou uma das piores médias de vacinas administradas. O número de doses aplicadas está diretamente ligado à quantidade de doses repassadas pelo Ministério da Saúde, que melhorou na última semana. 

De acordo com levantamento feito pela reportagem da emissora, Concórdia administrou 380 doses de primeira aplicação durante ação de repescagem de adultos. Com isso, o total de pessoas que receberam a primeira dose é de 60.724, com um percentual de 80,2% da população total do município, ou 94,7% da população vacinável (+12 anos). 

Já quanto às pessoas completamente imunizadas, foram administradas 1.781 doses de complemento na última semana. Agora, o total de moradores com a segunda dose em dia ou com a dose única chega a 45.369 (sendo 42.939 moradores que receberam o reforço vacinal e 2.433 com a dose única). Com isso, Concórdia tem 60% de toda a população com o ciclo completo ou 70,5% da população vacinável.

A metodologia de avaliação do andamento da vacinação da prefeitura de Concórdia passou por uma mudança recentemente, e agora contabiliza 64.370 aptas a receberem os imunizantes, incluindo os adolescentes a partir de 12 anos. Ou seja, não é mais contado apenas a população de adultos já que a campanha foi ampliada para os menores de 18 anos.

Ainda em relação à população apta a ser imunizada, dos 64.370 adolescentes, adultos e idosos autorizados a serem vacinados, 63.157 pessoas receberam a primeira dose ou a dose única, o que indica que 98% das pessoas deste grupo já receberam a vacina, restando cerca de 1.200 para atingir o número total esperado nesta etapa.

O município também continua aplicando a terceira dose da vacina, que amplia ainda mais a proteção da população. O público prioritário desta etapa é composto por idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde. Na última semana, 888 pessoas deste grupo receberam o reforço vacinal.

Contabilizando todas as fases da vacinação, já foram aplicadas 108.012 doses em Concórdia. No levantamento, a reportagem analisou ainda que da população total de Concórdia, precisam ser imunizadas pelo menos com uma dose ou a única pouco menos de 12 mil pessoas, contabilizando as crianças e pessoas que ainda não podem receber a vacinação, para atingir os 75.683 moradores.

apesar da melhora no número de doses aplicadas, a quantidade de doses da semana passada é a segunda pior desde o início de agosto, quando a reportagem começou a realizar este levantamento, atrás apenas da semana anterior. A tendência agora, porém, é aumentar este número, pois o Ministério da Saúde está voltando a enviar doses com mais frequência, algo que não aconteceu em ritmo esperado neste mês.

Veja a situação da vacinação em Concórdia. Passe o mouse sobre os gráficos para ver mais detalhes (preferível ver em formato desketop/computadores e não em mobile/celulares)





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM