Rádio Rural

NOTÍCIAS


Economia

Concórdia tem segundo pior setembro da década em geração de empregos

SC e Brasil também tiveram números abaixo do esperado.

Por Luan de Bortoli
27/10/2021 às 06h02 | Atualizada em 27/10/2021 - 08h13


A criação de empregos em Concórdia perdeu o fôlego nos últimos meses. Mesmo ainda com saldo positivo, os resultados têm ficado abaixo da média. Em setembro, por exemplo, foram abertos 83 empregos formais no município, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira, dia 26, pelo Ministério do Trabalho.

Este resultado é a diferença entre 1.517 contratações e 1.434 desligamentos (que são demissões ou mudança de cidade). O desempenho está cerca de 63% abaixo da média da década, que foi de 226 vagas. Assim, o setembro deste ano apresentou o segundo pior resultado dos últimos dez anos, a frente apenas de setembro de 2015, conforme levantamento.

No histórico deste ano, que começou bem, a geração de empregos vem apresentando uma desaceleração em Concórdia. Em nove meses, este foi o quarto pior desempenho. No acumulado do ano, o resultado até setembro era de 1.757 vagas criadas, enquanto que o acumulado de doze meses, entre outubro do ano passado até setembro deste ano, era de 1.858, parecido com 2020, ano que foi fortemente impactado pela crise da pandemia da covid-19.
 
No resultado por setores, dos cinco analisados, a indústria foi o que apresentou o pior resultado em setembro em Concórdia, conforme o Ministério do Trabalho. O saldo é de 116 contratações. Já o setor do comércio fechou o mês anterior com o melhor desempenho, se destacando com 156 vagas criadas no município.

Em nível nacional, a economia brasileira gerou 313.902 empregos com carteira assinada em setembro. O resultado é pior do que o último mês de agosto e ficou abaixo em relação a setembro do ano passado. No Estado, o desempenho também apresentou queda. Santa Catarina teve um saldo positivo de 17.829, abaixo dos 20 mil de agosto.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM