NOTÍCIAS



Saúde

Novembro Azul: especialista alerta sobre os cuidados com a saúde masculina


No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos.

Por Rafael Martini
11/11/2021 às 06h20 | Atualizada em 11/11/2021 - 08h01
Compartilhar


Durante todo o mês de novembro, ocorre a campanha nacional "Novembro Azul", cujo objetivo é orientar a população masculina para a importância da prevenção e da detecção precoce de câncer de próstata. De acordo com as informações do  Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

A reportagem da emissora conversou com o Urologista Dr. André Martins Neto, para saber qual a importância de realizar o acompanhamento médico, idade ideal para começar a realizar o exame, além de orientações sobre sintomas e prevenção. 

(OUÇA AS INFORMAÇÕES COMPLETAS NO ÁUDIO ANEXO ABAIXO - COM O DR ANDRÉ MARTINS NETO - UROLOGISTA CRM-SC 30281 - CLÍNICA URO, LOCALIZADA EM CONCÓRDIA)

Em Santa Catarina, no ano passado, foram diagnosticados 1.720 novos casos de câncer de próstata, segundo a Inca. O estado ocupou o 12º lugar no ranking nacional por número absoluto. Além disso, o câncer de próstata é o segundo tipo que mais causa mortes em homens no estado desde 2010, ficando atrás apenas do de pulmão.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.


Quais os fatores de risco?

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:
Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.


Sinais e sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
- dificuldade de urinar;
- demora em começar e terminar de urinar;
- sangue na urina;
- diminuição do jato de urina;
- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite


Como prevenir o câncer de próstata?

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
- Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:
- Ter uma alimentação saudável.
- Manter opeso corporal adequado.
- Praticar atividade física.
- Não fumar.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.


Com informações do Ministério da Saúde
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


Confira o áudio:







SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM