Rádio Rural

NOTÍCIAS


Saúde

Antiga UPA, nova ESF do Jardim Europa deverá ficar pronta no 1º semestre de 2022

Prefeitura de Concórdia realiza uma nova licitação para terminar a reforma.

Por Luan de Bortoli
16/12/2021 às 06h11 | Atualizada em 17/12/2021 - 08h54


A reforma iniciada para que a estrutura da antiga Unidade de Pronto Atendimento (UPA) possa abrigar uma Estratégia da Saúde da Família (ESF) em Concórdia foi interrompida e o contrato com a empresa que era responsável pelo trabalho foi finalizado. Com isso, uma nova licitação para contratar uma outra empresa para terminar a reforma foi realizada.

De acordo com o secretário de planejamento da prefeitura, Daniel Faganello, o município reteve os pagamentos, entrou com processo administrativo, que já foi finalizado, e com o saldo restante, fez com a elaboração de uma nova licitação. A nova empresa será responsável por finalizar a reforma. Faganello estima que restam cerca de 20% de trabalhos para deixar a estrutura pronta para utilização.

A vencedora será conhecida em alguns dias, após prazos recursais. A previsão da prefeitura é que os trabalhos sejam retomados no local no início do próximo ano. Se não houver recursos que atrasem o trâmite, a ordem de serviço deverá ser assinada nas primeiras semanas de 2022. A previsão é que até o fim do primeiro semestre do ano, os trabalhos estejam concluídos e a nova estrutura esteja em funcionamento.

“Essa nova licitação é para fazer as correções das coisas que não estavam de acordo. Esperamos finalizar o processo e assinar a ordem de serviço no início do ano. Então, acredito que ainda no primeiro semestre do ano a ESF esteja aberta. É uma obra simples, um trabalho não demorado. A obra encontra-se 80% executada. Depois, tem toda a implantação de mobiliário, talvez até a contratação de pessoal”.

A nova Estratégia de Saúde da Família deverá atender os moradores dos bairros e loteamentos próximos ao Jardim Europa, onde ela está construída, como o Parque de Exposições, Portinari, São Cristóvão, e outros. A mudança de utilização de UPA para posto de saúde foi autorizada pelo governo federal no ano passado.

Além da unidade de saúde, a estrutura também vai receber a Unidade Sanitária. Há alguns anos, a proposta da administração municipal era, além de abrigar uma ESF no local, também utilizar parte da estrutura para uma nova sede do Samu de Concórdia, que divide espaço com a sede do Corpo de Bombeiros Voluntários.

A obra da UPA de Concórdia começou em 2014. Desde então, foram vários percalços. O início das operações foi adiado em 2015 por corte de gastos do governo federal para o custeio de algumas atividades. Com isso, o gasto com a estrutura se tornou cada vez mais alto, até que o governo engavetou a ideia de ter uma UPA e iniciou estudo e abriu pedido para transformar em uma unidade de saúde.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM