Rádio Rural

NOTÍCIAS


Estado

Saretta quer que indenização do abate sanitário bovino seja calculada por valor de gado leiteiro

Atualmente cálculo é através da arroba.

Por Marcos Feijó
22/12/2021 às 10h24 | Atualizada em 23/12/2021 - 11h21


O deputado Neodi Saretta está propondo ao Estado uma alteração na forma de pagamento da indenização do abate sanitário de bovinos devido ao contagio por brucelose ou tuberculose. Na proposta do deputado, a base de cálculo para a indenização passaria a ser pelo valor de gado leiteiro e não mais através da arroba. “Precisa fazer a alteração, pois o cálculo atual é muito menor do que o valor real dos animais,” justifica Saretta.

A brucelose ou tuberculose são doenças bacterianas muito prevalentes nos rebanho leiteiros, trazendo um grande impacto na produção quando da contaminação do rebanho. Além disso, o gado leiteiro tem um custo mais elevado, devido ao trabalho genético desenvolvido para aumentar a produção. 

“Nós temos um grande plantel de gado leiteiro em Santa Catarina, já que somos um dos maiores produtores de leite do Brasil, por isso a necessidade de alterar a forma de pagamento dessas indenizações. Esta é uma forma de auxiliar o produtor e equilibrar as despesas ocasionadas pelo abate sanitário, e retomar a produção com a aquisição de novo animais que, por serem destinados à produção de leite, possuem um valor mais elevado”, disse o deputado.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM