Rádio Rural

NOTÍCIAS


Estiagem

Lindóia do Sul decreta situação de emergência em decorrência da estiagem

Falta de água está afetando o meio rural e urbano.

Por Rafael Martini
29/12/2021 às 11h23


O  prefeito de Lindóia do Sul, Neudi Angelo Bertol, decretou hoje, dia 29,  Situação de Emergência em decorrência da estiagem que afeta o Município. A decisão ocorreu após a Administração Municipal se reunir com a Defesa Civil local para apurar impactos e as perdas pela  falta de chuva na área rural e urbana. 

A coordenadora da Defesa Civil municipal, Marines Ribeiro Perondi, confirma que as perdas agropecuárias, principalmente das lavouras de milho e pastagens, na bovinocultura de leite e na piscicultura são elevadas. O Município está realizando o transporte de água em volume expressivo, muito além da quantidade de cargas nas secas anteriores, para animais e para consumo humano, em razão de os sistemas de captação superficiais terem se exaurido  e há casos de poços profundos terem secado, agravando ainda mais a situação. 

A situação na área urbana não é diferente que no interior. O Lajeado Joanino, principal fonte de captação da Casan para abastecimento urbano, está com volume abaixo do normal, forçando a companhia captar a metade da quantidade necessária. Dessa forma, a captação do poço profundo aumentou e se persistir o quadro de falta de chuva o poço não terá vazão suficiente para abastecer toda a cidade.  A orientação é que população economize para não haver rodízio de abastecimento ou até mesmo falta de água. 

Áudio (Anexo) : Marines Ribeiro Perondi, coordenadora da Defesa Civil Municipal
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.

Fonte: Com informações da Jornalista Olíria Weber Locatelli

Confira o áudio:







SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM