Rádio Rural

NOTÍCIAS


Especial

Como atingir suas metas em 2022

Psicólogo traz ferramentas que ajudam a atingir seus objetivos

Por Simone Vieira
01/01/2022 às 07h00 | Atualizada em 03/01/2022 - 09h22


O começo de ano é uma ótima época para fazer planos e metas, porque essa energia da virada do ano é uma energia renovadora. Conforme o psicólogo Pablo Bravo, as pessoas sempre têm esperança quando tem esse tipo de energia. “Elas sempre buscam um futuro mais promissor. Então, normalmente as pessoas usam essa energia pra sonhar mais alto, pra buscar metas e objetivos que elas não conseguiram alcançar no ano que passou”, destaca. 

Bravo lembra que a segunda-feira é a data oficial das dietas, só que na virada do ano esse pensamento é muito mais forte, porque se tem praticamente o mundo todo comemorando uma nova chance, uma nova esperança, uma renovação. Praticamente todos fazem metas, o problema é: quantos mantêm essas metas nos próximos 20 ou 30 dias. “Cerca de 80% dos objetivos, das promessas que as pessoas pensam na virada do ano, em 20 dias já são quebradas. As pessoas não mantêm isso por muito tempo. São pouquíssimos, apenas 3% das pessoas que levam até o final de ano seus objetivos”, descreve Pablo. 

Isso acontece porque a maioria das pessoas fazem metas e objetivos de maneira desproporcional, desregrada. O psicólogo explica como fazer metas e objetivos de uma forma que se possa cumprir ao longo do ano. 

Como planejar metas e objetivos

Para chegar ao final de 2022 de uma forma leve, tranquila, com autoconfiança, sentimento de dever cumprido, com determinação e perseverança, Bravo descreve o que podemos fazer: 

1 – Planeje metas em apenas 3 áreas de sua vida por vez: o que muita gente erra é querer várias coisas ao mesmo tempo. É meta pra saúde (querer emagrecer, exercícios físicos), querer fazer grandes viagens, pra lugares onde nunca foi, querer metas também de ganhar dinheiro, mudar de carreira, metas também de arrumar um novo parceiro afetivo. Ou seja, são várias e várias metas em diferentes áreas da vida. Isso nunca dá certo, porque são várias coisas de uma vez só. Bravo sinaliza que se façam metas apenas em 3  áreas da vida por vez.  E essas metas têm que ser no máximo para seis meses. “Se fizer para um ano todo, é muito tempo e a pessoa passa a procrastinar”, avalia. 

01 meta para SAÚDE: por exemplo, emagrecer 10 quilos, fazer exercícios físicos todos os dias, ser mais saudável aprendendo a se alimentar melhor através de ajuda profissional.

01 meta de LAZER: por exemplo, conhecer lugares novos (no Brasil ou exterior), 01 carro que gostaria de comprar. 

01 meta de PROFISSÃO: por exemplo, mudança de carreira, abertura de uma empresa, aumento de faturamento, abertura de novas filiais. 


Como atingir suas metas 

Cada meta deve possuir quatro elementos básicos. Bravo lembra que: 

1 -  A meta tem que ser ESPECÍFICA: não pode ser genérica, pra isso se usam números, por exemplo, “querer emagrecer” não é uma meta específica, é uma meta genérica. Uma meta específica seria emagrecer 5 quilos até dia 1º de junho de 2022. Essa é uma meta que pode ser mensurada.  Uma meta especifica de lazer, comprar um carro de R$ 60 mil por exemplo. Uma meta específica de profissão, querer atingir o cargo de gerente, um faturamento de 30% a mais na empresa no primeiro semestre. 

2 – A meta tem que ter PRAZO pra ser alcançada: conforme Bravo, “uma meta sem prazo, não é uma meta, é uma mera esperança”. Querer emagrecer 10 quilos até junho de 2022 é uma meta porque tem data. 

3 – Para sentir o progresso da meta, ela tem que ser MENSURÁVEL: é preciso medir, mensurar que se está chegando perto desse objetivo traçado. É preciso monitorar a cada semana, a cada mês. Se a meta for perder peso, quantos quilos você eliminou ao longo das semanas? 

4 – Essa meta tem que ser RELEVANTE: uma meta pra ser relevante, ela precisa lhe trazer felicidade, ao mesmo tempo que ela lhe traga alguns benefícios materiais. Se ela não for relevante você não vai ter força pra atingir ela. Tem que ter um significado importante pra você. 

O que DEVE ser feito

Depois que você determinou a meta específica, mensurável, relevante e com prazo em apenas três áreas de sua vida, vem a parte mais desafiadora, conforme Pablo Bravo: 

1 – Se afaste de pessoas e grupos que lhe desmotivam para alcançar essas metas. Se você quer perder peso, não pode ficar em grupos que só falem de comida;

2 – Se você quer aumentar o faturamento de sua empresa, não conviva com pessoas que possuem a mente focada na escassez.

3 -  Se você tem uma meta de viajar pra algum local, não fique perto de pessoas que só critiquem quem investe em viagem, critiquem o local que você quer visitar.

4 – Se conecte com pessoas que lhe motivem, fique perto de pessoas que estão correndo atrás dos mesmos objetivos. 

5 – Tenha pra você um guardião. Uma pessoa que tenha um senso crítico elevado e ao mesmo tempo ela goste muito de você. Você dará carta branca pra que ela possa te cobrar. Quando você estiver caindo, estiver desmotivado é essa pessoa que vai te levantar, vai te cobrar pra você atingir as suas metas. Essa pessoa tem que ter algum ganho, um benefício ou um prêmio caso você atinja suas metas. 

6 – Pegue cada meta sua e divida em micro metas. Essa é pra você mensurar seu progresso e a cada micro meta que você alcançar, tem que comemorar muito. Por exemplo, você quer perder 10 quilos, planeje perder 700 gramas, 1 quilo pelo menos por mês. Se você quer faturar 30% a mais na sua empresa, calcule em micro metas. E cada micro meta que atingir, comemore fazendo algo que você gosta, uma coisa que é importante pra você. 

Vamos começar ? 

Conforme o psicólogo Pablo Bravo, se você aplicar essas ferramentas, você se sentirá mais motivado, mais energizado,  com uma potência muito maior. Você vai crescer e terá mais energia pra alcançar suas metas em 2022. Isso sem aquele sabotador lhe tirando do progresso, você terá mais disciplina, foco e determinação.  

Foto: Pixabay

 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.


 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM