Rádio Rural

NOTÍCIAS


Estiagem

Segundo levantamento, Concórdia teve perda de R$ 60 milhões em 2021 devido à estiagem

Escassez hídrica já dura vários anos.

Por Lucas Villiger
12/01/2022 às 09h20


O agronegócio de Concórdia é uma grande engrenagem que move a economia local, porém, a estiagem continua castigando o município e toda região. A falta de chuva deixou grandes prejuízos no ano passado, e o problema deve se estender ao longo de 2022 também.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Mauro Martini, comentou sobre as perdas do município devido à estiagem. “Enfrentamos uma estiagem prolongada, a escassez hídrica já dura vários anos, as chuvas nesse período são em menor quantidade, então nós temos uma dificuldade muito grande na produção de algumas culturas”, discorre Martini.

Segundo o levantamento realizado pela Prefeitura no final do ano passado, a estimativa de perdas no município girou em torno de R$ 60 milhões em 2021. “Esses levantamentos são feitos com nossa equipe técnica e tivemos resultados preocupantes”, explana o secretário. “Tivemos uma média de 35% de perda no milho (silagem e grão), a produção de leite também diminuiu, está chegando em menos quantidade nas indústrias, e na soja esperamos uma perda de 10%”, finaliza Martini.

O poder público, tanto estadual quanto municipal, trabalha para minimizar os danos. A secretaria municipal fez em torno de 60 cisternas durante o período, são em mais de 2.500 horas de trabalho feito com máquinas para ajudar o produtor com o sistema de reservação de água.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM