Rádio Rural

NOTÍCIAS


Coronavírus

Farmácias de Concórdia têm aumento de 1000% na procura por testes da covid

Em média, metade dos resultados têm sido positivos.

Por Luan de Bortoli
13/01/2022 às 06h19 | Atualizada em 13/01/2022 - 18h10


O aumento desenfreado de casos positivos de covid-19 neste início de 2022 em Concórdia está gerando uma corrida da população para realizar testes que confirmem ou não a doença. As pessoas têm procurado o sistema público de saúde, mas também muitas delas estão indo diretamente às farmácias, que viram um aumento que chega a passar de 1000% em alguns casos.

A reportagem da emissora realizou nesta semana um levantamento com estes estabelecimentos que realizam os testes para identificar a presença ou não do coronavírus no organismo. Foram ouvidos representantes de cinco farmácias, e todos eles relataram que identificaram um crescimento considerável desde o fim do ano, mas com aceleração da semana passada para cá.

Em uma das farmácias, por exemplo, nas primeiras semanas de dezembro era feito um teste por dia. Houve um pequeno aumento após as festas de fim de ano, e um grande salto nos últimos dias. São realizados até 20 testes diários nesta farmácia, o que representa crescimento que passa de 1500%. Com isso, este estabelecimento chegou a ficar sem produto no estoque por alguns dias.

As demais farmácias relataram situação parecida. O número de testes realizados até a primeira quinzena de dezembro girava entre três e cinco. E agora no início do novo ano, fica entre 15 e 20. A maioria das farmácias possuem produto em estoque, mas os testes acabam rapidamente. 

Ainda de acordo com as pessoas ouvidas pela reportagem, a maior parte dos testes realizados nas farmácias de Concórdia tem dado positivo. Há uma variação em cada estabelecimento, mas a média é fica entre 40 e 60% de confirmação de covid-19. Os sintomas nestas pessoas costuma ser brando devido à vacinação, relataram à reportagem. 

O aumento não é exclusivo de Concórdia. Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apontam que 283,8 mil testagens foram feitas entre 27 de dezembro e 2 de janeiro: 50% superior ao de 20 a 26 de dezembro. Já o volume de resultados positivos para covid pulou de 22,3 mil (11,8% do total) para 94,5 mil (33,3%). 
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM