Rádio Rural

NOTÍCIAS


Estiagem

Dezembro de 2021 é o mais quente da história em Concórdia

Mês também foi o mais seco em dez anos, aponta levantamento.

Por Luan de Bortoli
13/01/2022 às 06h20 | Atualizada em 21/01/2022 - 11h05


O calorão recorde que Concórdia vem registrando desde novembro se repetiu no mês de dezembro. Conforme levantamento feito pela reportagem da emissora, com base nos dados disponibilizados pela estação agrometeorológica da Embrapa Suínos e Aves, o município teve uma média máxima de 32,4ºC no último mês do ano passado.

Pelos dados levantados pelo jornalismo, este foi o dezembro mais quente dos últimos 34 anos, ou seja, desde 1987, período em que os dados climatológicos estão disponíveis na estação da Embrapa. Em pouco mais de três décadas, a média máxima dos meses de dezembro foi de cerca de 29ºC , portanto, dezembro de 2021 ficou cerca de 3ºC acima do esperado.

Na comparação com novembro, foram dois graus mais quentes, e em relação a outubro, quase oito graus a mais. Em dezembro, a maior temperatura registrada foi de 36ºC. O abafamento em vários dias também fez com que a sensação térmica subisse bastante em relação aos meses anteriores.

Já quanto à média mínima, dezembro de 2021 fechou com 20ºC, dentro da média do período. No entanto, os dados apontam que este não foi o dezembro com as maiores mínimas. Em outros anos, o último mês chegou a ter mínimas ainda maiores, mas sem grande oscilação em relação a esta média. A menor temperatura registrada foi de 12º.

Já quanto à chuva, dezembro também bateu recordes. Foi o mais seco dos últimos dez anos. O mês anterior fechou com 78 milímetros. Só ficou atrás de 2011, que teve uma precipitação ainda menor - de 64 milímetros. Dezembro foi um dos cinco meses menos chuvosos do ano passado. Houve chuva em apena cinco dias, e a maior precipitação do mês foi de 38 milímetros.

A previsão do tempo emitida pela Epagri/Ciram indica que a região de Concórdia continua com um baixo volume de chuva para este mês de janeiro, dando continuidade ao quadro acentuado de estiagem que atinge o Oeste. Quanto às temperaturas, o mês seguirá com períodos de calor mais intenso intercalando com dias mais amenos, como tem sido até agora.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM