Rádio Rural

NOTÍCIAS


Estado

SC tem alerta para chuva intensa e temporais com granizo em meio a onda de calor

As condições do tempo justificam o alerta principalmente nas cidades do o Meio-Oeste e o Litoral

Por Luan de Bortoli
16/01/2022 às 06h23 | Atualizada em 15/01/2022 - 22h07


A combinação entre as altas temperaturas — causadas pela onda de calor que chega a Santa Catarina — e a umidade poderá causar temporais fortes e isolados na maior parte do Estado neste final de semana. O alerta foi emitido pela Defesa Civil, que aponta que a chuva intensa deve chegar nas tardes e noites deste sábado (15) e domingo (16).

Segundo o órgão estadual, as chuvas podem atingir toda SC e tem risco moderado a alto para ocorrências, como deslizamentos e enxurradas. Praticamente todo o "miolo' do Estado até o Litoral pode registrar fenômenos associados aos temporais. 

O alerta laranja vale para o Meio-Oeste, Alto Vale, Médio Vale, Serra, Planalto Norte, interior da Grande Florianópolis e entorno de Joinville. Conforme o órgão, as condições do tempo justificam o alerta. A chuva pode vir em forma de pancadas, acompanhadas de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento. 

A previsão é de sábado com sol e nuvens, e muito calor em função da massa de ar quente que afeta Santa Catarina. As temperaturas podem chegar a 38°C no Oeste e Litoral Sul, 32°C na Grande Florianópolis e ficar entre 28°C a 32°C no restante do Estado. 

O domingo tem a mesma configuração, com a chuva forte chegando na tarde e noite. Neste dia, as máximas podem chegar a 39°C no Oeste e Litoral Sul, e variar entre 29°C e 34°C em todo o resto de Santa Catarina. 



Onda de Calor em SC

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, o centro da massa de calor é localizado entre a Argentina e o Uruguai, regiões que já bateram recorde de temperatura. 

Segundo ela, a localização do fenômeno faz com que o calor afete principalmente o Rio Grande do Sul, as regiões de Santa Catarina na divisa, o Oeste e o Meio-Oeste catarinense, mas será sentido em todo o Estado. 

Já o metereologista e colunista do NSC Total, Leandro Puchalski, explica que a região Oeste pode sofrer mais com o calor por estar mais afastada do Litoral e, assim, ser mais seca. Segundo ele, é possível que as altas temperaturas tragam pancadas de chuvas no período da tarde em todos os dias, o que deve refrescar um pouco.

— À medida que a temperatura sobe, a gente vai ter pancadas de chuva de verão, nas tardes dos quatro dias, não vai pegar todas as cidades, serão isoladas. Tem que chamar atenção para temporais isolados, que podem atingir determinadas cidades — ressalta.

O meteorologista também detalhou a previsão do tempo por região durante o período que onda de calor passa por Santa Catarina.

Fonte: NSC





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM