Rádio Rural

NOTÍCIAS


Saúde

Epagri de Concórdia estuda cultivo de plantas medicinais na região.

Horto Medicinal no IFC Concórdia conta com 80 novas plantas em 2022.

Por Rafael Martini
24/01/2022 às 06h20 | Atualizada em 24/01/2022 - 08h06

A Epagri de Concórdia está analisando a possibilidade do cultivo de plantas medicinais em toda a região. O estudo leva em conta a identificação de possíveis plantas que possam vir a ser promissoras para a atividade. Segundo estudo divulgado pela brazilian journals, editora especializada em publicações acadêmicas, o uso de ervas com eficácia clínica comprovada aumentou cerca de 27% entre 2020 e 2021. 

Em Concórdia, atualmente, a EPAGRI busca identificar agricultores que tenham interesse em produzir e adentrar na atividade. De acordo com a Extensionista Social da EPAGRI, Rosani Arnholt Michelon, o leque que se abre para as plantas medicinais "é grande" e a atividade tende a ser promissora.

"Tanto na medicina como no segmento de cosmético, as plantas medicinais estão inseridas, muitas vezes, em áreas que nem imaginamos. Dentro desses potenciais de procura, precisamos saber e avaliar que tipo de renda possa vir a proporcionar o agricultor, se é viável ou não determinadas plantas.", explica Rosane.

"Estamos pensando envolver as Universidades, o Instituto Federal Catarinense, para que possamos avaliar, principalmente, os óleos essenciais das plantas produzidas em toda a região. Neste sentido, já temos um trabalho sendo desenvolvido com a Copérdia. Porque os fatores, clima, solo e luminosidade, interferem imensamente no desenvolvimento do potencial dos óleos essenciais. Com isso, podemos alcançar resultados bastante promissores", completa.

Ainda, de acordo com a Extensionista, o estudo que está sendo realizado deve levar um certo tempo para que sejam feitas todas as avaliações, para que o assunto seja tratado com toda a segurança aos agricultores. Na região, a EPAGRI juntamente com a Copérdia, elaborou dois projetos com as seguintes plantas: Capim Limão e Camomila, para avaliar as questões de viabilidade técnica e econômica.

"Convido a todos para conhecerem o Horto Medicinal que está instalado na TECNOESTE, um trabalho da EPAGRI em parceria com a Copérdia, Clínica Saúde Harmonia e Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia. Para esse ano, trouxemos cerca de 80 novas plantas promissoras para o trabalho com a saúde humana", finaliza.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM