Rádio Rural

NOTÍCIAS


Concórdia

Mesmo com menos atendimentos, reclamações aumentam no Procon de Concórdia em 2021

Bancos foram os principais alvos dos consumidores.

Por Luan de Bortoli
26/01/2022 às 06h18 | Atualizada em 27/01/2022 - 07h42


Ainda impactada pela pandemia do coronavírus, a procura da população de Concórdia pelo Serviço de Proteção ao Consumidor – Procon, em 2021, registrou a segunda queda seguida, apresentando uma redução bem considerável em relação a 2020. Foram 55% a menos nos atendimentos. Por outro lado, nas Reclamações, que são as queixas instauradas oficialmente, houve um aumento de 15%.

Nestas reclamações oficializadas pelo Procon, o número subiu de 614 em 2020 para 707 em 2021. Já nos atendimentos gerais, que são as reclamações antes de serem instauradas, o órgão registrou 1.006 atendimentos, contra 2.261 no ano anterior. Esses dados fazem parte de levantamento realizado pela reportagem da emissora com base em relatórios do Procon.

Pelos dados levantados, em 2021, assim como nos anos anteriores, o item Assuntos Financeiros, que engloba os bancos, foi o campeão de reclamações, com 70,86% de registros, um aumento em ralação a 2020. Já o item Serviços Essenciais (como telefonia celular e energia elétrica), ficou em segundo lugar, com 10,75%, também uma alta na comparação com 2020.

Na sequência do relatório, aparecem os seguintes setores com mais queixas: Produtos (bens duráveis, como eletrônicos), em terceiro, com 10,61%, Serviços Privados (planos de saúde, TV por assinatura) 5,80%, Saúde com 1,27% das reclamações e, por último, Habitação, com 0,71%, item que não aparecia no relatório do ano anterior.

Esta queda no número total de atendimentos está diretamente ligada à questão da pandemia de covid-19. Por conta da doença, o funcionamento do órgão sofreu mudanças entre 2020 e 2021, com horários reduzidos. O atendimento normal só voltou no segundo semestre do ano passado.

O Procon é o órgão de defesa ao consumidor, que presta atendimento de orientação e proteção ao público que consome produtos e serviços. Em Concórdia, ele está localizado na Rua Dr. Maruri, no prédio da Rodoviária Municipal, e atende, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pela manhã e pela Tarde. O telefone para contato é 3442-2423.
 
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp clicando aqui e receba as principais matérias do dia para ficar sempre bem informado com os acontecimentos da cidade e região. Te convidamos também para nos seguir no Instagram através do @radioruralconcordia e acompanhar os bastidores da Rádio, com conteúdos exclusivos de vídeos e imagens.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM